Edital EP-070/2011 – EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Cardoso, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pelo Conselho Técnico-Administrativo em sessão realizada em 08/12/2011, estarão abertas, pelo prazo de 15 dias, no período de 03/01/2012 a 17/01/2012, das 9h às 11h e das 14h às 16h, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, na categoria de Professor Contratado, referência MS-3, claro 1227769, em RTP (12 horas), recebendo o salário de R$ 1.423,29, junto ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, para ministrar aulas no curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica em Santos, sito a Praça Narciso de Andrade s/n – Vila  Matias -Santos CEP:11013-560, na especialidade Elementos de Mecânica Aplicados à Engenharia de Petróleo.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade, sendo um do Departamento/Área a que pertence à disciplina e dois de outro.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, Av.Prof.Mello Moraes, 2373 – Cidade Universitária – São Paulo, devendo o candidato apresentar:

I – documento de identificação (original e 1 cópia);

II – Curriculum Vitae (5 cópias);

III – prova de que é portador do título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do (s) aprovado (s).

4. Atribuição da função:

– ministrar as disciplinas

PME-2100 Mecânica A

PMR-2372 Introdução aos Elementos de Máquinas

PMR-2485 Automação Fluído Mecânica

5. – A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sob temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda Fase: nesta fase, as provas serão:

a)     prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

b)     prova didática.

6. O programa do processo seletivo é o seguinte:

1. Estática elementar: Sistemas de forças, Sistemas equivalentes de forças, Sistemas paralelos e Centro de Massa, Condições de equilíbrio, Sistemas vinculados e aplicações. Cinemática do corpo rígido: Aceleração e velocidade angulares,Vínculo e cinemática do corpo rígido, Rotação em torno de um eixo fixo, Movimento plano e centro de rotação, Composição de movimentos, Composição de movimentos de rotação. Dinâmica do ponto: Princípios da dinâmica do ponto, Teorema da resultante, Teorema da energia cinética para partícula, Teorema da quantidade de movimento. . Dinâmica do corpo rígido: Teorema do movimento do baricentro, Teorema da energia cinética para um sistema de partículas, Teorema do momento angular para um sistema de partículas, Teorema da energia cinética para o corpo rígido, Teorema do momento angular para corpo rígido.
  2. Mecânica dos Sólidos: Modelagem, carregamento e equilíbrio. Esforços Internos. Diagramas. Distribuição de Esforços Internos. Composição de Tensões. Teorias de Falha: (a) Falha por deformação excessiva; (b) Falha por deformação permanente; (c) Falha por fadiga. Aplicações de Elementos de Máquinas: Análise e Dimensionamento de Componentes Mecânicos, Eixos; Engrenagens: dentes retos, helicoidais, cônicas e rosca-sem-fim; Molas: helicoidais e planas; Parafusos de Fixação e potência; Mancais de rolamento e de deslizamento; Elementos Flexíveis; Freios e Embreagens; Elementos de fixação e acoplamentos.
  3. Sistemas fluidomecânicos de transformação e transmissão de energia mecânica, hidráulica e pneumática e dispositivos: bombas, compressores e atuadores. Sistemas de comando e controle de vazão e pressão. Circuitos hidráulicos e pneumáticos. Sensores e Transdutores. Sistemas de controle proporcional. Tópicos especiais sobre o estado da arte.

Disciplinas Utilizadas no Programa

PME-2100 Mecânica A

PMR-2372 Introdução aos Elementos de Máquinas

PMR-2485 Automação Fluído Mecânica

7. O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer no dia 23/01/2012, 9h às 11h e das 14h às 16h, na Secretaria do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, Av.Prof.Mello Moraes, 2373 – Cidade Universitária – São Paulo para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e até 31/12/2012, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, podendo ser prorrogada somente uma vez, por igual período.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo, e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email svorcc@poli.usp.br“>svorcc@poli.usp.br.