Edital EP-021/2012 – EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Cardoso, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pelo Conselho Técnico-Administrativo em sessão realizada em 08/03/2012, estarão abertas, pelo prazo de 10 dias, no período de 14/03/2012 a 23/03/2012, das 9h às 11h e das 14h às 16h, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, na categoria de Professor Contratado, referência MS-2, claro 1227742, em RTP (12 horas), recebendo o salário de R$ 1.017,58, junto ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, para ministrar aulas no curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica em Santos, sito a Praça Narciso de Andrade s/n – Vila Matias -Santos CEP:11013-560, na especialidade Engenharia de Poço.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade, sendo um do Departamento/Área a que pertence à disciplina e dois de outro.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, Av.Prof.Mello Moraes, 2373 – Cidade Universitária – São Paulo, devendo o candidato apresentar:

I – documento de identificação (original e 1 cópia);

II – Curriculum Vitae (5 cópias);

III – prova de que é portador do título de Mestre outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do (s) aprovado (s).

4. Atribuição da função:

– ministrar as disciplinas

PMI-1841 Engenharia de Perfuração

PMI-1042 Engenharia Avançada de Perfuração

PMI-1932 Completação e Estimulação de Poços de  Petróleo

PMI-1992 Estágio Supervisionado de Petróleo II

PMI-1093 Projeto de Engenharia de Petróleo

5. – A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sob temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda Fase: nesta fase, as provas serão:

a)     prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

b)     prova didática.

6. O programa do processo seletivo é o seguinte:

1.     Técnicas de perfuração de poços petrolíferos em terra e no mar.

2.     Contratos de perfuração. Dimensionamento e seleção de equipamentos de perfuração.

3.     Hidráulica de equipamentos de perfuração (sonda).

4.     Sistemas de perfuração rotativa. Projeto de programas de perfuração. Brocas de perfuração.

5.     Perfuração e controle de poços a altas pressões. Controle da estabilidade das paredes de poços de petróleo.

6.     Perfuração direcional e horizontal.

7.     Métodos de otimização de perfuração.

8.     Estudos e projeto de fluidos de perfuração.

9.     Projeto de revestimento de poços. Controle de kick e blow out. Remoção de kick.

10.  Completação: Tipos, etapas e parâmetros. Coluna de produção. Produtividade de poços e estimativa de taxas de produção.

11.  Projeto e uso de tubos de revestimentos. Cimentação.

12.  Canhoneio. Mecânica dos furos.

13.  Danos e técnicas de estimulação de poços. Acidificação e fraturamento hidráulico. Elevação artificial.

14.  Projeto de condicionamento de poços.

15.  Produção e controle de areia, danos de revestimento associados à completação.

16.  Dimensionamento de fraturas. Considerações sobre propagação e previsão de fraturas no reservatório.

17.  Pescaria.

Disciplinas Utilizadas no Programa

PMI-1841 Engenharia de Perfuração

PMI-1042 Engenharia Avançada de Perfuração

PMI-1932 Completação e Estimulação de Poços de Petróleo

PMI-1992 Estágio Supervisionado de Petróleo II

PMI-1093 Projeto de Engenharia de Petróleo

7. O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer no dia 26/03/2012, 9h às 11h e das 14h às 16h, na Secretaria do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, Av.Prof.Mello Moraes, 2373 – Cidade Universitária – São Paulo para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e até 31/12/2012, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, podendo ser prorrogada somente uma vez, por igual período.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo, e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email svorcc@poli.usp.br“>svorcc@poli.usp.br.