Edital EP-022/2012 – EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Cardoso, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pelo Conselho Técnico-Administrativo em sessão realizada em 08/03/2012, estarão abertas, pelo prazo de 10 dias, no período de 14/03/2012 a 23/03/2012, das 9h às 11h e das 14h às 16h, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, na categoria de Professor Contratado, referência MS-2, claro 1227750, em RTP (12 horas), recebendo o salário de R$ 1.017,58, junto ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, para ministrar aulas no curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica em Santos, sito a Praça Narciso de Andrade s/n – Vila Matias -Santos CEP:11013-560, na especialidade Geometria e representação Gráfica para a Engenharia de Petróleo.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade, sendo um do Departamento/Área a que pertence à disciplina e dois de outro.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, Av.Prof.Mello Moraes, 2373 – Cidade Universitária – São Paulo, devendo o candidato apresentar:

I – documento de identificação (original e 1 cópia);

II – Curriculum Vitae (5 cópias);

III – prova de que é portador do título de Mestre outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do (s) aprovado (s).

4. Atribuição da função:

– ministrar as disciplinas

PCC-2121 Geometria Gráfica para Engenharia

PCC-2122 Representação Gráfica para Engenharia

PNV-2100 Introdução à Engenharia

5. – A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sob temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda Fase: nesta fase, as provas serão:

a)     prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

b)     prova didática.

6. O programa do processo seletivo é o seguinte:

Desenho Geométrico. Lugares Geométricos.  Representação de Ponto, Reta e Plano em Geometria Descritiva. Solução de Problemas Espaciais com Geometria Descritiva. Mudança de Planos de Projeção. Projeções Cotadas. Superfícies Topográficas. Aplicações. Introdução ao CAD 2D.

Técnicas de Esboço, Modelamento 3D, Perspectivas, Vistas Ortográficas, Cortes e Secções, Cotagem, Desenhos de Execução, Normas Técnicas de Desenho.

Conceitos básicos em Engenharia. Introdução a métodos de projeto. Simulação de um pequeno projeto de Engenharia. Desenvolvimento de um projeto temático, compreendendo (a) Definição do problema e formação de alternativas de solução; (b) Estabelecimento de critérios; (c) Escolha e avaliação de soluções; (d) Especificação da solução.

Disciplinas Utilizadas no Programa

PCC-2121 Geometria Gráfica para Engenharia

PCC-2122 Representação Gráfica para Engenharia

PNV-2100 Introdução à Engenharia

7. O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer no dia 26/03/2012, 9h às 11h e das 14h às 16h na Secretaria do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, Av.Prof.Mello Moraes, 2373 – Cidade Universitária – São Paulo para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e até 31/12/2012, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, podendo ser prorrogada somente uma vez, por igual período.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo, e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email svorcc@poli.usp.br“>svorcc@poli.usp.br.