FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Edital EP-036/2012 – EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Cardoso, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido Ad-Referendum pelo Conselho Técnico-Administrativo, estarão abertas, pelo prazo de 22 dias, no período de 02/04/2012 a 23/04/2012, das 9h às 11h ou das 14h às 16h, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, na categoria de Professor Contratado, referência MS-3, em RTP (12 horas), recebendo o salário de R$ 1.423,29, junto ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, para ministrar aulas no curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, na especialidade “Ciência dos Materiais”.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade, sendo um do Departamento/Área a que pertence à disciplina e dois de outro.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Av. Prof. Mello Moraes, nº. 2463 – Prédio de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, devendo o candidato apresentar:

I – documento de identificação (original e 1 cópia);

II – Curriculum Vitae (5 cópias);

III – prova de que é portador do título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do (s) aprovado (s).

4. Atribuição da função:

– ministrar as disciplinas

PMT-2100 – Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia.
PMT-2200 –Ciência dos Materiais.

5. – A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sob temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda Fase: nesta fase, as provas serão:

a)      prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

b)     prova didática.

6. O programa do processo seletivo é o seguinte:

Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia

1. Utilização de diferentes materiais: metálicos, cerâmicos e poliméricos. Materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos, compósitos; Conceituação de Ciência e Engenharia de Materiais; Aplicações dos diversos tipos de materiais; Ligações químicas: primárias e secundárias; Relação entre tipos de ligações dos materiais e suas propriedades. 2. Estrutura da matéria: Estrutura dos sólidos; Sólidos cristalinos; Estrutura cristalina (materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos); Empacotamento atômico; Sólidos amorfos; sólidos parcialmente cristalinos. Defeitos em sólidos: defeitos puntiformes; defeitos de linha (discordâncias); defeitos planos ou bidimensionais. 3. Formação da microestrutura: Diagrama de fases; Difusão; Transformação de fases. 4. Relação microestrutura, propriedades, processamento: processamento dos materiais metálicos; processamento dos materiais cerâmicos; processamento dos materiais poliméricos; degradação de materiais (corrosão e desgaste); propriedades dos materiais; seleção de materiais.

Ciência dos Materiais

1. Compósitos. matrizes poliméricas, metálicas e cerâmicas, fases dispersas, anisotropia do módulo de elasticidade de compósitos. 2. Deformação plástica. discordâncias, mecanismos de deformação e endurecimento. 3. Textura cristalográfica. determinação, representação e quantificação de texturas cristalográficas. 4. Mecanismos de Fratura. fratura dútil e frágil, noções de mecânica da fratura, fratura por fadiga, fratura em alta temperatura, mecanismos de tenacificação. 5. Resistência ao Desgaste. atrito, superfícies e mecanismos de desgaste. 6. Estrutura das cerâmicas. número de coordenação, defeitos em cristais iônicos, equilíbrio elétrico, microestrutura. 7. Comportamento dielétrico. polarização elétrica, capacitância, ruptura do dielétrico, ferroeletricidade. 8. Comportamento dos materiais semicondutores nos diodos. condução elétrica, junção p-n, zona de depleção, corrente de deriva e de difusão, corrente de saturação do diodo. 9. Domínios magnéticos, microestrutura e propriedades magnéticas. 10. Biomateriais:  polímeros, cerâmicas e metais em aplicações biomédicas.

Referências básicas

  • Askeland, D. R.; Phulé, P.P. – Ciência e Engenharia dos Materiais. São Paulo. Cengage Learning. 2008.
  • Callister, W.D.Jr. – “Materials Science and Engineering”, 5a. edição, John Wiley & Sons, 1999, USA.
  • Shackelford, J. F. – Ciência dos materiais. 6a. ed. Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2008.
  • Van Vlack, L.H. – “Propriedades dos Materiais Cerâmicos” – Edgard Blücher Ltda./EDUSP, São Paulo, 1973.

Programa baseado nas disciplinas.

  • PMT2100 – Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia.
  • PMT2200 – Ciência dos Materiais.

7. O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer no dia 10/05/2012, das 9h às 16h na Secretaria do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Av. Prof. Mello Moraes, nº. 2463 – Prédio de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e até 31/12/2012, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, podendo ser prorrogada somente uma vez, por igual período.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo, e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email svorcc@poli.usp.br“>svorcc@poli.usp.br.

Print Friendly, PDF & Email