FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DOUTOR, NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Edital – EP/Concursos – 183/2013

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão de 12/12/2013, estarão abertas, pelo prazo de 90 (noventa) dias, no período de 06/01/2014 a 05/04/2014, de segunda a sexta feira, das 9 às 11 ou das 14 às 16 horas, exceto feriados e pontos facultativos as inscrições ao concurso público de títulos e provas para o provimento de um cargo/claro nº 1231103, de Professor Doutor, em RDIDP, referência MS-3, salário R$ 9.184,94 (nove mil cento e oitenta e quatro reais e noventa e quatro centavos), junto ao Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, com base na especialidade “Transportes Marítimo e Fluviais, Planejamento Portuário e Logística”, que se regerá pelos artigos 44 a 48, do Regimento Interno da Escola Politécnica.

INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS

  1. As inscrições serão feitas no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da Escola Politécnica da USP, Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 – Travessa 3 – Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior – térreo, e no ato da inscrição o candidato assinará um requerimento dirigido ao Diretor da Escola Politécnica (formulário preenchido pelo Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos), acompanhado dos seguintes documentos:

I – memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;

II – Entregar Plano de Trabalho em versão impressa.

III – Entregar Plano de Pesquisa em versão impressa.

a)     Comprobatórios (UMA VIA):

a-1. Entregar a documentação comprobatória do memorial acondicionada em pastas ou caixas, devidamente etiquetadas, com nome do candidato, número do edital e uma lista dos documentos nela contida; essa documentação será devolvida aos candidatos após a realização do concurso;

a-2. No caso de diplomas, certificados e atestados, deverão ser entregues cópias autenticadas ou cópias simples (os originais deverão ser apresentados na realização do concurso);

   a-3. O candidato deverá retirar os materiais comprobatórios ao final do concurso. Caso o material não seja retirado em até 15 dias corridos subsequentes a realização do concurso, esse será incinerado. O mesmo não se aplica a candidatos inscritos em editais que utilizarão o mesmo material.

II – prova de quitação com o serviço militar para candidatos de sexo masculino (cópia autenticada);

 III – título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (cópia autenticada);

IV – RG ou documento com foto (cópia autenticada);

 V – prova de que é portador do título de Doutor, outorgado pela USP, por ela reconhecido, ou de validade nacional (cópia autenticada). Não serão aceitos protocolos.

Parágrafo 1º – Os documentos referidos nos incisos II, III, IV e V devem ser autenticados em cartório. Aos candidatos que não pertencem ao quadro de funcionários da USP, no ato da inscrição, não serão aceitas cópias simples dos documentos.

Parágrafo 2º – Os docentes e funcionários técnicos e administrativos em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos II e III, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial e poderão entregar cópia simples dos demais documentos.

Parágrafo 3º – Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos II, III e IV, devendo apresentar cópia das páginas de identificação do passaporte, ou outro documento previsto na legislação.

1.1. Inscrições realizadas por terceiros serão aceitas mediante apresentação de procuração assinada pelo candidato, com firma reconhecida em cartório acompanhada de RG do procurador e cópias autenticadas de todos os documentos do candidato.

1.2. Não serão recebidas inscrições pelo correio e internet;

2. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se no Diário Oficial do Estado a decisão em edital.

2.1. O candidato poderá acessar a informação de aceitação ou não de inscrição no Site do Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imesp.com.br

PROVAS:

3. O concurso deverá ser realizado no prazo de trinta a cento e vinte dias, após a aprovação das inscrições. A contagem será a partir da publicação no Diário Oficial.

3.1. A agenda dos trabalhos será elaborada pela Comissão Julgadora no primeiro dia do certame e os candidatos receberão cópia da mesma.

3.2. O candidato que se apresentar depois do início dos trabalhos ou de qualquer prova do concurso, na primeira ou na segunda fase, estará automaticamente excluído do concurso público, não sendo admitida qualquer tolerância.

3.3. As provas constarão de:

I – Julgamento do memorial com prova pública de arguição;

II – Prova didática;

III – Prova prática.

4. JULGAMENTO DO MEMORIAL

O julgamento do memorial, expresso mediante nota global, incluindo arguição e avaliação, deverá refletir o mérito do candidato.

Parágrafo 1º – No julgamento do memorial, a Comissão apreciará:

I – produção científica, literária, filosófica ou artística;

II – atividade didática universitária;

III – atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

IV – atividades profissionais;

V – diplomas e dignidades universitárias.

5. DIDÁTICA

A prova didática será pública, com a duração mínima de quarenta e máxima de sessenta minutos, e versará sobre o programa deste edital, nos termos do art. 137, do Regimento Geral da USP.

Parágrafo Primeiro – O sorteio do ponto será feito 24 horas antes da realização da prova didática.

Parágrafo Segundo – O candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário.

Parágrafo Terceiro – O candidato poderá propor substituição dos pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

Parágrafo Quarto – A aula deverá ser em nível de graduação.

6.   PRÁTICA

 

            I.        A Prova Prática consistirá da Apresentação e Defesa Oral de um Plano de Trabalho composto de:

1.    Um Plano de Pesquisa contendo uma apresentação geral do estado da arte e dos principais temas e problemas de pesquisa em tópico relacionado à Engenharia Naval e Oceânica e ao elenco de disciplinas do programa do concurso. Os candidatos deverão discorrer sobre o tópico, tema ou problema de pesquisa que está propondo, mostrar e justificar sua inserção na área, a importância do tópico no contexto geral descrito anteriormente e apresentar os objetivos e resultados que espera alcançar com o trabalho de pesquisa;

2.    Propostas de uma disciplina de graduação e outra de pós graduação com seus respectivos conteúdos, em consonância com o Plano de Pesquisa;

              II.    O Plano de Trabalho deverá ser entregue em versão impressa  no ato de sua inscrição e ser defendido oralmente, devendo estar associado a qualquer uma das áreas e tópicos da Engenharia Naval e Oceânica relacionadas ao elenco de disciplinas do programa do concurso.

             III.    A Banca Examinadora arguirá os candidatos nesta prova;

            IV.    Os critérios de avaliação da Prova Prática levarão em conta: a) domínio do conteúdo; b) uso de metodologias adequadas de pesquisa e c) clareza da apresentação e defesa.

             V.    Na realização desta prova é permitida a utilização de computador, sujeita a explicita anuência da Comissão Julgadora, que deverá examinar o equipamento antes da realização da prova.

RESULTADO FINAL DO CONCURSO

 

6.    O resultado do concurso será imediatamente proclamado pela comissão julgadora, em sessão pública.

7.    Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.

8.    Será proposto para nomeação o candidato que obtiver maior número de indicações da comissão julgadora.

9.    O empate de indicações será decidido pela Congregação, ao apreciar os relatórios da comissão julgadora, prevalecendo, sucessivamente, a média geral obtida, o maior título universitário e o maio tempo de serviço docente na USP.

10. A proposta de nomeação do candidato será encaminhada ao Reitor, nos dez dias subsequentes à homologação do concurso pela Congregação.

COMISSÃO JULGADORA

11. A Comissão Julgadora será constituída por cinco membros indicados pela Congregação, por proposta do Conselho do Departamento.

§ 1º – Os membros da comissão julgadora deverão possuir título acadêmico igual ou superior ao do candidato de maior titulação.

§ 2º – Dentre os membros da comissão, pelo menos um e no máximo dois deverão pertencer ao Departamento.

PROGRAMA

12. O programa do concurso é o seguinte:

  1. Modelagem matemática aplicada a sistemas de engenharia.
  2. Algoritmo simplex para o problema de programação linear.
  3. Métodos de busca para problemas de programação não-linear sem restrições funcionais.
  4. Problema de roteirização de veículos: modelos matemáticos e heurísticas.
  5. Mercado de transporte internacional.
  6. Sistemas multimodais de transporte de cargas.
  7. Operações de apoio marítimo offshore.
  8. Utilização de Cadeias de Markov para modelagem e resolução de processos de filas.
  9. Tratamento de dados para simulação de eventos discretos.
  10. Metodologias de modelagem aplicáveis a simulação de eventos discretos.

As disciplinas de graduação e de pós-graduação que dão base ao programa do concurso são:

PNV2450  –  Logística e Transportes   (Graduação)

PNV2451 – Métodos de Otimização Aplicados a Sistemas de Engenharia   (Graduação)

PNV2452  –  Processos Estocásticos   (Graduação)

PNV2587  –  Sistemas de Apoio à Prospecção e Produção de Petróleo no Mar. (Graduação)

PNV5005 – Modelagem e Análise de Sistemas Intermodais de Transporte utilizando técnicas de Simulação

PNV5011  –   Logística e Pesquisa Operacional Aplicados a Gestão de Projetos aplicados a Gestão de Projetos

PNV5710 – Planejamento e Gestão das Empresas de Navegação e Terminais.

PNV5761  –   Programação Matemática Aplicada a Problemas de Transportes

PNV5762 – Processos Estocásticos Aplicação a Problemas de Transportes e Armazenamento

PNV5763  –  Técnicas de Otimização Aplicadas à Engenharia Naval

PNV5765  –  Problemas de programação matemática aplicados ao planejamento de sistemas de transportes marítimo

ADMISSÃO

13. A admissão do candidato aprovado no RDIDP – Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa dependerá de aprovação prévia da CERT.

14. O candidato indicado pela Comissão Julgadora deverá comparecer ao Serviço de Pessoal da Escola Politécnica da USP, para dar andamento a sua contratação.

15. A posse do candidato indicado ficará sujeita à aprovação em exame médico realizado pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado – DPME, nos termos do art. 47, VI da Lei nº 10.261/68.

16. O candidato estrangeiro aprovado no concurso e indicado para o preenchimento do cargo só poderá tomar posse se apresentar visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

17. O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação dos candidatos aprovados.

Informações e normas pertinentes ao concurso acesse o site www.usp.br/normas (Regimento Geral da USP);

Informações dos editais publicados acesse o site www.imesp.com.br

Contatos: e-mail: svorcc@poli.usp.br


 

Print Friendly, PDF & Email