Edital EP-002/2015 – EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pelo Conselho Técnico-Administrativo em 12/03/2015, estarão abertas, pelo prazo de 30 dias, no período de 16/03/2015 a 14/04/2015, das 9 horas às 11 horas ou das 14 às 16 horas, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, cargo/claro nº 1243195, na categoria de Professor Contratado III (Professor Doutor), recebendo o salário de R$1.674,98, junto ao Departamento de Engenharia de Produção, na especialidade “Economia da Produção e Engenharia Financeira”.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia de Transportes, Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 128 – Edifício José Otávio Monteiro de Camargo, devendo o candidato apresentar:

I – documento de identificação (original e 1 cópia);

II – Curriculum Vitae (5 cópias);

III – prova de que é portador do título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes (original e 1 cópia).

§ 1º – A inscrição deverá ser feita pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído. No caso de Procurador, o portador deverá apresentar os documentos do candidato.

§ 2º – Não serão recebidas inscrições pelo correio, por email, por fax ou por qualquer outro meio.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do(s) aprovado(s).

4. Atribuição da função:

– ministrar as disciplinas:

·         PRO 2206 – Economia Geral

·         PRO 2208 – Economia

·         PRO 2303 – Introdução à Administração

·         PRO 2304 – Introdução à Gestão de Operações e Logística

5. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sobre temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda fase: nesta fase, as provas serão:

a)      prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

b)     prova didática.

6. – O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2015,              das 9h às 16h, na Secretaria do Departamento de Engenharia de Produção, sito a              Av. Prof. Almeida Prado, travessa 2, nº 128 – Edifício José Otávio Monteiro de Camargo, para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

7 – O Programa do Processo Seletivo é o seguinte:

1.     Elementos de Microeconomia aplicados na Engenharia

2.     Elementos de Macroeconomia aplicados na Engenharia

3.     Fundamentos da contabilidade geral para Engenharia

4.     Contabilidade de Custos

5.     Custos para tomada de decisão

6.     Principais métodos de decisão na Engenharia Econômica

7.     Análise de investimentos, renovação e substituição de equipamentos produtivos

8.     Teorias da Administração

9.     Noções de estrutura organizacional

10.  Tipos de sistemas de produção: por processo produtivo e volume

11.  Arranjo físico

12.  Suprimentos e Administração de Materiais

13.  Gestão Estratégica da Manufatura

14.  Planejamento, programação e controle da produção e estoques

15.  Gestão da Qualidade

16.  Gestão da Produtividade

17.  Distribuição Física de produtos

Os itens acima fazem parte do programa das seguintes disciplinas:

·         PRO 2206 – Economia Geral

·         PRO 2208 – Economia

·         PRO 2303 – Introdução à Administração

·         PRO 2304 – Introdução à Gestão de Operações e Logística

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e         até 31/12/2015, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, alterada pela Resolução n° 6060/2012, publicada no D.O.E. de 28/02/2012, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o prazo de dois anos.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email svorcc@poli.usp.br“>svorcc@poli.usp.br.