ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE LIVRE-DOCENTE, NOS DIVERSOS DEPARTAMENTOS DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
EDITAL- EP/Concursos – 016/2015
O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, torna público a todos os interessados que, conforme estabelecido nos artigos 56 e 57 do Regimento Interno da Escola Politécnica, faz saber que estarão abertas às inscrições no período de 06/07/2015 a 20/07/2015, nas seguintes especialidades ou áreas:
Departamento de Engenharia de Construção Civil – PCC:
1. Tecnologia e Gestão da Produção na Construção Civil.
2. Engenharia de Sistemas Prediais.
3. Materiais e Componentes de Construção Civil.
4. Real Estate.
5. Planejamento e Engenharia Urbanos.
6. Tecnologia Computacional para Construção Civil.
Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica – PEF:
1. Teoria das Estruturas;
2. Mecânica dos Sólidos Deformáveis;
3. Projeto e Métodos Construtivos de Estruturas;
4. Construções de Concreto;
5. Estruturas Correntes, Projeto e Materiais Estruturais;
6. Geomecânica;
7. Fundações e Escavações;
8. Obras de Terra e Geotecnia Ambiental.
Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas – PEA:
1. Sistemas de Potência.
2. Instrumentação e Sensores a Fibras Ópticas para Medição, Proteção e Automação de Sistemas Elétricos de Potência.
3. Energia Elétrica.
4. Eletrônica de Potência.
5. Distribuição de Energia Elétrica.
6. Automação de Processos Industriais.
7. Elementos Finitos Aplicados a Máquinas Elétricas.
8. Conversão Eletromecânica de Energia e Máquinas Elétricas.
9. Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.
10. Compatibilidade Eletromagnética.
Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais – PCS:
1. Arquitetura de Computadores.
2. Automação e Sistemas Convergentes.
3. Confiabilidade e Segurança.
4. Engenharia de Software e Banco de Dados.
5. Fundamentos da Engenharia de Computação.
6. Inteligência Artificial.
7. Redes de Computadores.
8. Tecnologia da Informação Aplicada ao Agronegócio.
9. Tecnologias Interativas.
Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental – PHA:
1. Obras Hidráulicas Fluviais e Marítimas.
2 . Hidráulica Ambiental.
3. Recursos Hídricos.
4. Saneamento.
5. Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos.
7. Engenharia Ambiental.
8. Saneamento Ambiental.
9. Gestão Ambiental.
10. Poluição Ambiental.
Departamento de Engenharia Mecânica – PME:
1. Mecânica dos Fluidos.
2. Controle de Sistemas Dinâmicos.
3. Dinâmica e Vibrações.
4. Mecânica das Estruturas.
5. Projeto e Análise de Estruturas Mecânicas.
6. Comportamento e Seleção de Materiais para Engenharia Mecânica.
7. Termodinâmica e Transferência de Calor e Massa.
8. Máquinas e Sistemas Térmicos.
9. Biomecânica
Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo – PMI:
1. Economia Mineral e Pesquisa Mineral.
2. Engenharia Ambiental Aplicada à Mineração.
3. Lavra de Minas.
4. Mecânica de Rochas Aplicadas à Mineração e Abertura de Vias Subterrâneas.
5. Tratamento de Minérios.
6. Caracterização Tecnológica
7. Recursos Minerais Energéticos
Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos – PMR:
1. Seleção de Materiais.
2. Processos de Fabricação.
3. Projeto de Máquinas.
4. Automação da Manufatura e Robótica.
5. Métodos Computacionais Aplicados à Automação Industrial e Robótica.
6. Engenharia Mecatrônica.
7. Mecânica Computacional Aplicada à Engenharia Mecatrônica.
Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – PMT:
1. Materiais Poliméricos.
2. Materiais Metálicos.
3. Materiais Cerâmicos.
4. Processos de Metalurgia Extrativa.
5. Processos de Conformação.
Departamento de Engenharia Naval e Oceânica – PNV:
1. Projeto do Navio.
2. Hidrodinâmica de Sistemas Navais e Oceânicos.
3. Tecnologia de Construção Naval.
4. Estruturas Navais.
5. Máquinas Marítimas e Controle de Sistemas Oceânicos.
6. Transportes Marítimo e Fluvial, Planejamento Portuário e Logística.
Departamento de Engenharia Química – PQI:
1. Análise, Simulação e Controle de Processos Químicos.
2. Engenharia de Alimentos.
3. Engenharia Bioquímica.
4. Eletroquímica e Corrosão.
5. Fenômenos de Transporte.
6. Engenharia de Reações Químicas.
7. Separações Térmicas e Mecânicas.
8. Termodinâmica Química.
Departamento de Engenharia de Produção – PRO:
1. Trabalho, Tecnologia e Organização.
2. Gestão de Operações e Logística.
3. Gestão da Tecnologia da Informação.
4. Qualidade e Engenharia do Produto.
5. Economia da Produção e Engenharia Financeira.
Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos – PSI:
1. Circuitos e Instrumentação.
2. Circuitos e Sistemas.
3. Materiais e Processos para Micro e Nanossistemas.
4. Meios Eletrônicos Interativos.
5. Metodologias de Projeto de Sistemas Digitais Integrados.
6. Micro e Nanodispositivos.
7. Microondas e Optoeletrônica.
8. Neurocomputação Eletrônica e Sistemas Adaptativos.
9. Processamento de Sinais.
10. Processamento e Análise de Imagens.
11. Projeto de Circuitos Integrados.
12. Sistemas Eletrônicos para Computação Ubíqua.
13. Microondas e Ondas Milimétricas
Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle – PTC:
1. Controle e Automação;
2. Telecomunicações;
3. Engenharia Biomédica;
4. Eletromagnetismo Aplicado a Telecomunicações;
5. Processamento e Análise Digital de Sinais.
Departamento de Engenharia de Transportes – PTR:
1. Infraestrutura de Transportes – Sub-área: Projeto de Vias de Transportes.
2. Planejamento e Operação de Transportes – Sub-área: Logística e Sistemas de Transporte.
3. Aquisição, Tratamento e Uso de Informações Espaciais – Sub-Área: Geoprocessamento Aplicado à Engenharia.
4. Infraestrutura de Transportes – Sub-área: Projeto e construção de pavimentos.
5. Aquisição, Tratamento e Uso de Informações Espaciais – Sub-área: Topografia, Geodésia e Cartografia Aplicadas à Engenharia.
6. Planejamento e Operação de Transportes – Sub-área: Transporte Urbano.
INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS
1. As inscrições serão feitas no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da Escola Politécnica da USP, de segunda a sexta feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 9 às 11 ou das 14 às 16 horas, na Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 – Travessa 3 – Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior – Térreo, e no ato da inscrição o candidato assinará um requerimento dirigido ao Diretor da Escola Politécnica (formulário a ser preenchido no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos), acompanhado dos seguintes documentos:
I – memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;
a) Comprobatórios (UMA VIA):
A -1. Entregar a documentação comprobatória do memorial acondicionada em pastas ou caixas, devidamente etiquetadas, com nome do candidato, número do edital e uma lista dos documentos nela contida; essa documentação será devolvida aos candidatos após a realização do concurso;
A -2. No caso de diplomas, certificados e atestados, deverão ser entregues cópias e no dia do certame o candidato deverá trazer seus originais;
II – Prova de quitação com o serviço militar para candidatos de sexo masculino (cópia autenticada);
III – Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (cópia autenticada);
IV – RG ou, no caso de candidato estrangeiro, RNE ou passaporte (cópia autenticada);
V – Prova de que é portador do título de Doutor, outorgado pela USP, por ela reconhecido, ou de validade nacional (cópia autenticada).
VI – Dez exemplares da tese original ou de texto que sistematize criticamente a obra do candidato ou parte dela.
Parágrafo 1º – Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos II, III e IV, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial.
Parágrafo 2º – Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos II e III, devendo apresentar cópia de visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.
1.1. Inscrições realizadas por terceiros serão aceitas mediante apresentação de procuração assinada pelo candidato, com firma reconhecida em cartório acompanhada de RG do procurador e cópias autenticadas de todos os documentos do candidato.
1.2. Não serão recebidas inscrições pelo correio e Internet;
2. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão, no Diário Oficial do Estado.
2.1. O candidato poderá acessar a informação de aceitação ou não de inscrição no Site da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (jornal do Diário Oficial do Estado) www.imesp.com.br.
PROVAS:
3. O concurso deverá ser realizado no prazo máximo de cento e vinte dias, após a aprovação das inscrições. A contagem será a partir da publicação no Diário Oficial do Estado.
3.1. A agenda dos trabalhos será elaborada pela Comissão Julgadora no primeiro dia do certame e os candidatos receberão cópia da mesma.
3.2. O Concurso terá as seguintes provas:
I – prova escrita;
II – defesa de tese ou de texto que sistematize criticamente a obra do candidato ou parte dela;
III – julgamento do memorial com prova pública da arguição;
IV – avaliação didática.
V – prova prática, de acordo com o artigo 167, parágrafo único do Regimento Geral da Universidade de São Paulo.
PROVA ESCRITA
A prova escrita que versará sobre assunto de ordem geral e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no art. 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP a seguir:
I – a comissão organizará uma lista de dez pontos, com base no programa de concurso e dela dará conhecimento aos candidatos, vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto;
II – sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova;
III – durante sessenta minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos;
IV – as anotações efetuadas durante o período de consulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela comissão e anexadas ao texto final;
V – a prova, que será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da comissão julgadora, ao se abrir à sessão;
VI – cada prova será avaliada pelos membros da comissão julgadora, individualmente. Após seu julgamento, deverão ser entregues ao Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos para serem incineradas.
Parágrafo Único – O candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.
O candidato poderá usar computador nesta prova, a critério da Comissão Julgadora do Concurso. A CPU será verificada, conforme determina a Circ.SG/Co/70, de 5/09/2001, e documento aprovado pela Egrégia Congregação em 28/02/2002.
DEFESA DA TESE OU TEXTO
Na defesa pública de tese ou de texto elaborado (redigido em português), os examinadores levarão em conta o valor intrínseco do trabalho, o domínio do assunto abordado, bem como a contribuição original do candidato na área de conhecimento pertinente.
Na defesa pública de tese ou de texto serão obedecidas as seguintes normas:
I – a tese ou texto será enviado a cada membro da comissão julgadora, pelo menos trinta dias antes da realização da prova;
II – a duração da arguição não excederá de trinta minutos por examinador, cabendo ao candidato igual prazo para a resposta;
III – havendo concordância entre o examinador e o candidato, poderá ser estabelecido o diálogo entre ambos, observado o prazo global de sessenta minutos.
JULGAMENTO DO MEMORIAL
O julgamento do memorial e a avaliação da prova pública de arguição serão expressos mediante nota global, atribuída após a arguição de todos os candidatos, devendo refletir o desempenho na arguição, bem como o mérito dos candidatos.
Parágrafo Primeiro – O mérito dos candidatos será julgado com base no conjunto de suas atividades, que poderão compreender:
I – produção científica, literária, filosófica ou artística;
II – atividade didática;
III – atividades de formação e orientação de discípulos;
IV – atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;
V – atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;
VI – diplomas e outras dignidades universitárias.
Parágrafo Segundo – A comissão julgadora considerará, de preferência, os títulos obtidos, os trabalhos e demais atividades realizadas após a obtenção do grau de doutor.
AVALIAÇÃO DIDÁTICA
A prova de avaliação didática destina-se a verificar a capacidade de organização, a produção ou o desempenho didático do candidato em sessão pública:
I – a comissão julgadora organizará uma lista de dez pontos com base no programa do concurso;
II – a comissão julgadora dará conhecimento dessa lista ao candidato, imediatamente antes do sorteio do ponto;
III – a realização da prova far-se-á vinte e quatro horas após o sorteio do ponto;
IV – o candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário;
V – a duração mínima da prova será de quarenta minutos e a máxima de sessenta (em nível de pós-graduação);
O candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.
Cada membro da comissão julgadora poderá formular perguntas sobre a aula ministrada, não podendo ultrapassar o prazo de quinze minutos, assegurado ao candidato igual tempo para resposta.
PROVA PRÁTICA
A prova prática consistirá em trabalho de projeto, ou trabalho experimental ou estudo de caso, reger-se á pelas seguintes normas:
I – A Comissão Julgadora elaborará uma lista de no mínimo cinco temas, com base no programa do concurso, para subseqüente sorteio, dando-se conhecimento aos candidatos antes do início da prova;
II – O candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à Comissão Julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação;
III – A prova terá duração máxima de 5 horas, contadas a partir do instante em que o candidato receber as especificações do trabalho a ser realizado, sendo livre a consulta à documentação desejada;
IV – Se o número de candidatos o exigir, eles serão divididos em grupos, observada a ordem de inscrição para fim de sorteio e realização da prova;
V – Os temas de natureza experimental devem ser compatíveis com os recursos disponíveis no Departamento;
VI – Na prova prática é permitida a utilização de computador, sujeita a explícita anuência da Comissão Julgadora, que deverá examinar o equipamento antes da realização da prova.
RESULTADO FINAL DO CONCURSO
4. O resultado do concurso será imediatamente proclamado pela comissão julgadora, em sessão pública.
4.1. Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.
4.2. A Comissão Julgadora elaborará relatório final circunstanciado sobre o desempenho dos candidatos, justificando as notas.
COMISSÃO JULGADORA
5. A Comissão Julgadora será constituída por cinco professores, de nível igual ou superior ao do associado, indicados pela Congregação, por proposta do Conselho do Departamento, dos quais no mínimo um e no máximo dois da própria Unidade.
5.1. Assegurada à presença de no mínimo três membros estranhos à Unidade, para a composição das comissões julgadoras do concurso de Livre-Docência, poderá ser indicado um docente aposentado da própria Unidade.
PROGRAMAS:
6. Os programas elaborados pelos Departamentos, bem como outras informações serão fornecidas no local de inscrição ou através de e-mail.
Informações e normas pertinentes ao concurso acesse o site www.usp.br/normas (Regimento Geral da USP);
Informações dos editais publicados acesse o site www.imesp.com.br
Contatos: e-mail: svorcc@poli.usp.br