Edital EP-002/2016 – EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

O Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido por Ad-referendum do Conselho Técnico-Administrativo em 12/01/2016, estarão abertas, pelo prazo de 30 dias, no período de 18/01/2016 a 16/02/2016, das 9 horas às 11 horas ou das 14 às 16 horas, as inscrições ao processo seletivo de provas para a contratação de um docente, cargo/claro nº 1245090, na categoria de Professor Contratado III (Professor Doutor), por prazo determinado, em jornada de 12 horas semanais, recebendo o salário de R$1.795,81, junto ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, na especialidade “Poluição Ambiental”.

1. Cabe ao CTA, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 3 (três) docentes na Unidade.

2. As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 83 – Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), devendo o candidato apresentar:

I – documento de identificação (original e 1 cópia);

II – Curriculum Vitae (5 cópias);

III – prova de que é portador do título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade Nacional ou fazer prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes (original e 1 cópia).

§ 1º – A inscrição deverá ser feita pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído. No caso de Procurador, o portador deverá apresentar os documentos do candidato.

§ 2º – Não serão recebidas inscrições pelo correio, por email, por fax ou por qualquer outro meio.

3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do(s) aprovado(s).

4. Atribuição da função:

– ministrar a disciplina:

·         HSA0108 – Controle da Poluição do Ar

5. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas, que serão realizadas em duas fases, na seguinte conformidade:

Primeira fase: uma prova escrita de caráter eliminatório sobre temas de disciplinas ou conjunto de disciplinas do Departamento.

Segunda fase: nesta fase, as provas serão:

a)      prova pública de arguição e julgamento do Curriculum;

b)     prova didática.

6. – O (s) candidato (s) deverá (ão) comparecer no período de 07 a 11 de março de 2016, das 9 horas às 11 horas ou das 14 às 16 horas, na Secretaria do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, sito a Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 83 – Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.

7 – O Programa do Processo Seletivo é o seguinte:

1.     Agentes da Poluição no meio subterrâneo. Origens e caracterização.

2.     Poluição atmosférica e seus impactos sobre a saúde.

3.     Caracterização da qualidade das águas continentais e oceânicas.

4.     Transporte de fluidos miscíveis no meio subterrâneo. Modelos Aplicáveis.

5.     Transporte de poluentes no meio atmosférico.

6.     Origens, transporte e decaimento de poluentes na água.

7.     Tecnologia para reabilitação do meio subterrâneo.

8.     Monitoramento e controle da qualidade do ar.

9.     Monitoramento de qualidade da água.

10.  Prevenção e controle da poluição.

11.  Reaproveitamento, minimização e análise de ciclo de vida.

Os itens acima fazem parte do programa das seguintes disciplinas:

·         PHA2218 – Introdução à Engenharia Ambiental

·         PHA2344 – Manejo de Recursos Naturais.

·         PHA2360 – Qualidade da Água.

·         PHA2460 – Decaimento e Mistura de Poluentes no Meio Ambiente.

·         PHA2551 – Remediação de Áreas Contaminadas.

·         PHA2548 – Uso Racional e Reuso da Água.

·         PHA2554 – Tecnologias e Monitoramento Ambiental.

·         HSA0108 – Controle da Poluição do Ar.

·         PEF2408 – Transporte de Poluentes em Solos e Maciços Rochosos.

·         PNV2351 – Poluição dos Oceanos: Avaliação, Controle e Prevenção.

·         PQI2535 – Prevenção da Poluição.

8. – O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. – A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício e até 31/12/2016, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, alterada pela Resolução n° 6060/2012, publicada no D.O.E. de 28/02/2012, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o prazo de dois anos.

10. – Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.

11. – São condições de admissão:

·         Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

·         Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados no Serviço de Órgãos Colegiados e Concurso da Escola Politécnica da USP, pelo email Print Friendly, PDF & Email

Com a tag