1º Encontro de Extensão da Poli: "A engenharia na academia e a formação do engenheiro"

25 de outubro de 2021 - 14h às 17h20
Evento on-line

Depoimentos de ex-alunos de cursos de extensão

Ao final da página você encontra os links com informações sobre os cursos.

O curso de Administração Industrial na USP, foi meu segundo curso de pós-graduação. O curso foi de extrema importância para minha carreira, pois contribuiu muito com sólidos conhecimentos teóricos que posso até hoje adotar na prática, vinculadas às minhas responsabilidades como gestor em uma grande multinacional. Sem sombra de dúvidas, sou um gestor mais gabaritado aos desafios da vida real, graças a estes conhecimentos. Vale destacar que o corpo docente, composto por profissionais do mercado é sem dúvidas um grande diferencial, nos trazendo o contexto entre teoria e prática facilitando nosso aprendizado e aplicação no dia a dia. Para finalizar, tive ainda a oportunidade de fazer grandes amigos que tenho comigo um grande carinho e admiração! Muito obrigado a Vanzolini e USP por esta ótima e enriquecedora experiência.

Erico Sant'Anna​, Curso Administração Industrial, Poli-Vanzolini

O curso me ajudou a ter uma visão sistêmica da atividade de Gerenciamento de Facilidades.

Maria Wanderléa Lobo (Léa Lobo), cursou Gerenciamento de Facilidades no PECE, Programa de Educação Continuada da Poli-USP

Um curso feito sob medida para atualização de profissionais ou para a formação de engenheiros ou outros profissionais que desejam angariar conhecimento nesta área. Tive grandes professores e uma excelente orientação no trabalho de conclusão de curso. Recomendo!

Engenheiro Roberto Gregori Junior, Especialização em Administração Industrial, Poli-Vanzolini

O curso de especialização em qualidade e produtividade me proporcionou uma nova visão sobre esses dois principais macro temas que conduziram todo o conteúdo estudado. Com aulas lecionadas por professores altamente competentes e com vasta experiência, além de uma sala de aula formada por profissionais de diversas áreas e níveis hierárquicos diferentes, cada aula se tornou um centro de discussões e troca de experiências muito rico.

Johnatan da Paz Oliveira, cursou Qualidade e produtividade, Poli-Vanzolini

Sou muito grato pela minha formação em Real Estate pela Poli. O meu MBA teve muito mais impacto e abriu muito mais portas do que a própria graduação. Curso extremamente valorizado pelo mercado, principalmente por quem já o concluiu. Vale destacar que o corpo docente, composto por profissionais do mercado é sem dúvidas um grande diferencial, nos trazendo o contexto entre teoria e prática facilitando nosso aprendizado e aplicação no dia a dia. Para finalizar, tive ainda a oportunidade de fazer grandes amigos que tenho comigo um grande carinho e admiração! Muito obrigado a Vanzolini e USP por esta ótima e enriquecedora experiência.

Giuliano Cadaval Tognetti, cursou MBA em Real Estate, Poli-Integra

Para mim, tinha como objetivo direcionar minha carreira da área técnica para a área de gestão e a escolha do MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade me deu subsídios acadêmicos para fazer esta transição. Foram meses de muito conteúdo do mais alto nível, com os melhores professores do mercado.

André Ojevan, cursou MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade no PECE, Programa de Educação Continuada da Poli-USP

o curso agregou conhecimento de altíssimo padrão, e consequentemente, proporcionou crescimento profissional.

Willian Alves da Silva, cursou Especialização em Administração Industrial, Poli-Vanzolini

O curso me serviu para aprender sobre outras áreas da indústria e ter a noção de cada pedaço do negócio. Consegui que novas portas fossem abertas e novas oportunidades fora da minha zona de conforto.

Bruno Brito Oliveira, cursou Administração Industrial, Poli-Vanzolini

O curso de especialização cumpriu todos os objetivos oferecidos e ajudou a entender que os contaminantes são prejudiciais à saúde pública. Ajudou a propor observações e sugestões para minimizar e reparar os potenciais modos de contaminações.

Jubal Cabral Filho, MBA Gestão de áreas contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Revitalização de Brownfields

Curso de primeira linha. Cases estudados muito ricos e relevantes para o aprendizado e para a aplicação no mercado de trabalho. Professores competentes e dedicados! Parabenizo o corpo docente e a coordenação do curso de Real Estate pelo conteúdo e pelo formato do curso. Curso muito rico! Vale a pena!

Marcio Augusto S. Carvalho, cursou o MBA em Real Estate do Programa Poli-Integra

Amei ambos os cursos!!! Agregaram demais em termos de conhecimento! Professores super bem preparados! Super indico!

Fábio Garcia Barreto, MBAs GTA e GAC do PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso propiciou a aquisição de amplo conhecimento na área de Facility Management. O ambiente de ensino-aprendizagem permitiu a troca de experiência entre profissionais de mercado (colegas) com diferentes formações e docentes de excelência. Meus objetivos profissionais e acadêmicos foram alcançados, e o curso me ajudou a alcançá-los.

Marcus Vinicius Rosário da Silva, MBA em Gerenciamento de Facilidades do Poli-Integra

Achei o curso de muito bom nível, com a grade abrangente e balanceada entre as matérias mais técnicas e aquelas mais ligadas à gestão. Eu recomendo.

Carlos Rocha de Oliveira, MBA em Engenharia e Gestão de Manufatura, PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso de especialização em Big Data foi um divisor de águas na minha carreira profissional. Eu era antes do curso um Analista de Sistemas Sênior, especialista em um software de ERP do mercado. Fiz um novo plano de carreira que contemplava uma mudança total, para uso de tecnologias de ponta e usadas em todo o mundo. Nesse ínterim descobri minha paixão por dados e através de algumas pesquisas e orientações de amigos cheguei até a especialização do PECE. Após o término do curso, em 6 meses já estava trabalhando com Big Data, utilizando ferramentas de ponta. Após menos de 3 anos de curso, já estou em uma posição de Consultor em uma multinacional brasileira, responsável por toda a arquitetura de dados analíticos em uma plataforma em nuvem. O curso me deu uma visão holística muito bem fundamentada do Big Data, além do peso que essa especialização deu para o meu currículo. Agradeço aos profissionais que elaboraram esse curso e principalmente ao PECE que abriu esse curso tão importante para o mercado.

Thiago Santana, Especialização em Big Data PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso possui uma abordagem ampla e prática, sem abrir mão da excelência acadêmica da Poli-USP. As disciplinas que eu cursei envolveram gestão de produção, manutenção, processos, qualidade e supply chain. Isto me proporcionou uma visão mais ampla do meu negócio e me proporcionou evoluir de engenheiro de manutenção à gestor industrial.

João Amaral, cursou MBA Gestão de Manutenção e Manufatura no PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

Era o único de marketing na sala e hoje vejo que cada vez mais marketing e tecnologia andam lado a lado. O curso foi um divisor de áreas na minha carreira profissional.

Bruno Brambilla, Especialização Big Data, PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso me ajudou a relacionar ferramentas de produção e engenharia com métricas de controle e entrega de Serviços na área de Cybersecurity. Área essa que atuo a mais de 10 anos e a 6 anos como gestor de um time de especialistas em Cybersecurity atendendo demandas de serviços de resposta a incidentes e suporte a segurança da informação.

Guilherme Zocolaro Queiroz, Engenharia de Produtos e Serviços PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso me auxiliou a abrir portas para novas oportunidades dentro de minha organização, além de me ajudar a direcionar meus estudos para seguir uma trilha mais focada em minha carreira.

Emerson Iversen, Tecnologia de Software, PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

Cursar Gestão e Engenharia da Qualidade no PECE foi, sem dúvida, uma decisão acertada. Tive a oportunidade de agregar conhecimento técnico sobre tópicos diretamente relacionados com qualidade, liderança e melhoria de processos. A experiência de cursar PECE vai além do conhecimento, pois abrange também o contato com profissionais de outras áreas de atuação, formando uma rede de "networking" valiosa e produtiva. A oportunidade de trocar conhecimento com professores, referência no mercado, é sem dúvida outro diferencial nos cursos do PECE. Hoje sou um profissional muito mais completo, munido de conhecimento e pronto para colaborar com minha equipe e empresa.

Renan Tardem, cursou Gestão e Engenharia da Qualidade no PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

Após realizar o curso tive muito mais conhecimento para contribuir na empresa, e isso foi visível para meus gestores também, o que me ajudou bastante a subir na carreira.

José Caetano de Barros Júnior, Gestão e Engenharia de produtos e serviços PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso foi muito rico em termos conceituais e contribuiu significativamente para melhorar meu skill técnico e visão crítica sobre a engenharia de software. Hoje consigo aplicar muito do que aprendi durante o curso. Destaco a maestria do meu orientador de monografia na condução do desenvolvimento dos trabalhos e ensinamentos.

Cristóvão Coelho, MBA Tecnologia de Software PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

Após a conclusão do curso, consegui oportunidades de trabalho muito boas em grandes construtoras, assim como com a troca de experiência com professores e colegas de profissão, foi possível ampliar meu conhecimento e consequentemente ser aplicado no meu dia a dia.Atualmente moro na Irlanda e tenho participado de processos seletivos para atuar na área de Segurança do Trabalho aqui e sem dúvida com essa especialização e minha experiência no Brasil tenho conseguido ter visibilidade dos recrutadores e em breve espero estar realocada no mercado de trabalho. Sou extremamente grata pela USP em ter essa grade de cursos ao programa PECE- Poli oferecendo oportunidades a Engenheiros com formação em outras Instituições de Ensino em conseguir estar numa Instituição de suma importância para o ensino no Brasil. Espero que o Programa PECE POLI continue disponível para futuros colegas de profissão possam ter essa experiência incrível e inesquecível. E agradeço também ao todo Corpo Docente do curso, em especial a professora Alessandra por suas aulas dinâmicas, troca de experiências, com todos entusiasmo que após todos tivessem tido um dia longo de trabalho conseguia prender nossa atenção em aulas fantásticas e ao Professor Metzner pelo vasto conhecimento e compartilhamento aos alunos. Ao professor Sergio Medici pela coordenação do curso e com suas aulas sobre ruídos e por dividir suas experiências em aula. E também agradeço a Secretaria do PECE e também aos vigilantes e copeiras que sempre estavam com sorriso no rosto nos recebendo todas as noites com café e não esquecendo dos lanchinhos. Muito obrigada!

Janaine Silva Correa, Pós-graduacao em Engenharia de Seguranca do Trabalho, no PECE, Programa de Educação Continuada da Poli-USP

Valorizou muito meu currículo, abriu oportunidades e permitiu que com o conhecimento obtido novos conceitos e ideias fossem aplicadas nos projetos de inovação.

Fábio R. B. Faria, Engenharia de Produtos e Serviços, PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

Programa de alto valor acadêmico, com um corpo docente de nível máximo.

Caue Glorigiano Ribeiro, Engenharia Financeira PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso agregou consideravelmente conhecimentos técnicos de estrutura bem como na gestão dos processos de engenharia.

Francisco Alves, cursou especialização em Gestão de Projetos e Sistemas Estruturais, PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP.

O curso foi excelente, reciclou os conhecimentos obtidos na graduação e foi muito além, agregou conhecimento suficiente para a análise de projetos estruturais e tomada de decisão.

Caio Moreira, Gestão de Projetos Estruturais, PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso me ajudou muito no trabalho que desenvolvo hoje como consultora na área de qualidade, na implementação da ISO9001 e auditorias internas. Como fui demitida, onde trabalhava como engenheira de telecomunicações, o curso abriu uma nova oportunidade para mim no mercado de trabalho. Hoje já estou fazendo outra MBA em Segurança de Dados da USP de São Carlos.

Sandra Aparecida Santos do Amaral, cursou MBA Engenharia da Qualidade, no PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso Engenharia e Gestão de Manufatura e Manutenção me ajudou na empresa onde trabalho onde pude colaborar com melhorias nos processos de Gestão de Manutenção Predial aplicando na prática os conceitos aprendidos e melhorando os resultados do Departamento de Operação e Manutenção. Além disso, o curso de Gerenciamento de Facilidades ajudou e está ajudando no processo de implementação do novo modelo de Gerenciamento de Facilidades dentro da empresa e me ajudou a apoiar com sugestões e aplicação dos conceitos aprendidos durante o curso. Estou concluindo a monografia onde será apresentada para a banca examinadora no próximo mês de novembro de 2022.

Hilton Matsushita, Engenharia e Gestão de Manufatura e Manutenção, PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso é realizado por profissionais ótimos, aprendi muitas coisas novas e também consegui aplicar os novos conhecimentos no meu dia a dia, o curso trouxe mais visibilidade no meu trabalho e vida profissional, atendeu 100% a minha expectativa.

Diego Lazarte, MBA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso de Gestão e Tecnologias Ambientais atende diferentes formações, formando turmas heterogêneas que se identificam ou que necessitam se aprofundar na temática ambiental. Como você define as disciplinas que quer cursar, o curso permite que profissionais de diferentes áreas, como indústria, serviços, consultorias, entre outros, possam se aperfeiçoar.

Fernanda Viegas, Gestão e Tecnologias Ambientais, PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso em si é muito bom com uma carga teórica bem aprofundada. Mas, um dos pontos fortes é que tive professores atuantes no mercado que passavam também suas experiências profissionais, tais como: ex-presidente da Anbima, conselheira financeira da Petrobras, especialista da Mapfre, CEO da Luz Soluções Financeiras etc. Você se forma no curso e sai preparado para os desafios do dia-a-dia do mercado financeiro. Foi uma experiência muito transformadora pra mim tanto academicamente quanto profissionalmente. Agradeço muito ao professor Oswaldo Luiz Costa pela oportunidade!

Rafael Galvão, cursou o MBA em Engenharia Financeira em 2013, no PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Cidades foi muito importante para mim. Durante o curso, eu desenvolvi minhas habilidades acadêmicas, me fascinei por cidades, e inclusive aprendi conceitos e conheci estudos de caso que me ajudaram a elaborar e implementar políticas públicas na Prefeitura de São Paulo, local onde eu estava trabalhando. Outro fator significativo foram as conexões que o ambiente acadêmico estabeleceu: amigxs e parcerias que conheci pelo PECE também fazem/fizeram parte da minha vida profissional e pessoal. Por último, escrever minha monografia foi um desafio complexo e excitante, principalmente devido a um tema emergente como Governo Orientado por Dados, mas que aumentou minhas habilidades de pesquisa e escrita e, certamente, abriu as portas para que eu fosse aceito e iniciar um Mestrado em Políticas Públicas e Sociais na Inglaterra. Hoje, fico feliz de ter tomado a decisão de me matricular.

Fabiano Martucci, cursou a Especialização em Planejamento e Gestão de Cidades no PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

Foi uma experiência incrível! O MBA em Automação Industrial me ajudou a atingir os meus objetivos profissionais, pois pude conhecer com excelência todo o contexto da Automação Industrial, desde a base até o nível gerencial. A cereja do bolo foi a realização de um projeto prático envolvendo um problema real encontrado na indústria por meio das mini plantas industriais que a Poli oferece.

Antonio Roberto Carpin Neto, MBA em Automação Industrial, PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

Eu diria que ajudou sim, eu estava com pretensões bem gerenciais na época e o curso me direcionou bem para essa área de atuação, além de ter complementado bem minha formação inicial que foi em análise e desenvolvimento de sistemas. Eu consigo escolher e afunilar melhor as opções que tinha em mente a partir do direcionamento que o curso me deu. Em pouco tempo aumentei meu salário para mais de 50%. Acho que foi uma ótima escolha de carreira, foi difícil de começar, de caminhar e principalmente de sair, mas deu resultado.

Leandro Jesus, MBA em tecnologia da Informação no PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

Realizei o curso logo após minha graduação, onde consegui absorver novos conceitos que abriram as minhas portas para o mercado de trabalho.

Rodolfo Samadello Ferreira, cursou o MBA em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços no PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso superou minhas expectativas, complementou minha graduação e fez com que eu alcançasse mais rapidamente meus objetivos profissionais. Os professores são atenciosos e possuem excelência no que ministram.

Gabriela Fortino, cursou o MBA em Engenharia Financeira no PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

Procurei um curso que me ajudasse a buscar instrumentos para um projeto pessoal de modernização de técnicas e tecnologias de projeto de arquitetura e engenharia no meu local de trabalho — a Superintendência do Espaço Físico da USP. Me aprofundei nos estudos sobre a Modelagem da Informação da Construção (BIM) e propus, em minha monografia de conclusão de curso, um método para a implantação desses processos no meu local de trabalho. Agora o projeto começa a se concretizar.

Arthur Santos Francisco, Gestão de Projetos na Construção Civil no Poli-Integra

O curso me proporcionou uma visão que eu não possuía, enxergando algo além da parte técnica, mostrando todas as etapas desde a demanda de clientes, o marketing com foco sobre a demanda e todo o processo de definição, concepção e gerenciamento de um projeto.

Conrado Ávila Ferreira, MBA em Automação no PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso de automação industrial do PECE com certeza aprimorou muito meus conhecimentos técnicos e me ajudou no meu desenvolvimento dentro da indústria de alimentos.

Bruno Zampieri, cursou MBA em Automação Industrial no PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

Curso me deu excelentes ferramentas e muito conhecimento em uma área onde os engenheiros possuem deficiência. Analisar modelos econômicos, mesmo que complexos, é uma ferramenta necessária em qualquer das vertentes de atuação do engenheiro, seja ela comercial, seja ela técnica.

Danilo Policastro, cursou o MBA Engenharia Financeira no PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP

O curso mudou o foco da minha carreira profissional do jeito que eu precisava, a minha graduação foi em engenharia de controle e automação pelo IFSP, cursar o MBA em engenharia financeira na Poli-USP fez com que eu realmente ingressa-se no mercado financeiro da forma que eu desejava. Agradeço aos professores que ministraram excelentes aulas e que ensinaram valiosos conteúdos que uso diariamente no trabalho.

Felipe Aposto, Engenharia Financeira PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USP