A Comissão de Cultura e Extensão da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, institui pelo presente o programa POLIPEx.

Considerando que um dos fins da universidade é ampliar o acesso da sociedade à Universidade por meio da Extensão,  indissociada do ensino e da pesquisa;

Considerando que o contato com a sociedade e a prática do ensinado/aprendido em sala de aula trazem reflexões essenciais para a formação acadêmica;

e considerando que a USP deve primar pela excelência de seus estudantes, cria o seguinte programa:

Artigo 1º – Fica instituído o PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA-POLIPEX, destinado aos projetos de estudantes dos cursos de graduação.

Artigo 2º – O POLIPEX será subordinado à Comissão de Cultura e Extensão da Escola Politécnica da USP, contando com uma subcomissão permanente, que apresentará um relatório anual à Comissão de Cultura e Extensão.

Parágrafo único – A subcomissão do POLIPEX será composto por um coordenador, um professor e dois representantes discentes, estudantes da graduação, sendo, os docentes eleitos pela Comissão de Cultura e Extensão da EPUSP e os discentes, membros da CCEx da EPUSP.

Artigo 3º – Os projetos deste programa deverão ser voltados a estender à comunidade as atividades relacionadas com as áreas da engenharia e as demais áreas a elas relacionadas.

§ 1º Os projetos evitarão o caráter assistencialista e buscarão o aspecto de produzir, buscar e transmitir conhecimento junto a um determinado grupo ou entidade, orientando ações e contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e da cidadania.

§ 2º – Os projetos deverão preferencialmente ser interdisciplinares, envolvendo áreas da EPUSP, bem como estudantes de outras Unidades da USP.

§ 3º – Os projetos serão orientados por professores da EPUSP e, eventualmente, outras Unidades da USP envolvidas, escolhidos pelos proponentes dos projetos e supervisionados pela subcomissão criada.

§ 4º – Os projetos deverão conter:

  1. os nomes dos participantes, número USP, curso e período, telefone e e-mail;
  2. objetivos e descrição da proposta a ser realizada;
  3. recursos necessários;
  4. cronograma de atividades

Artigo 4º – Serão recebidas as inscrições de projetos até duas semanas antes das reuniões da Comissão de Cultura e Extensão da EPUSP dos meses de março, junho, setembro e dezembro, no serviço de apoio à Cultura e Extensão, no 1º andar do prédio da Administração da EPUSP.

Artigo 5º – Os projetos inscritos serão selecionados nas datas das reuniões da subcomissão, que se realizará antes da Comissão de Cultura e Extensão da EPUSP.

Artigo 6º – Os grupos, cujos projetos forem aprovados, poderão receber adesão de estudantes interessados, inclusive de ingressantes do primeiro ano(“calouros”).

Artigo 7º – O POLIPEx obterá recursos de forma análoga ao Fundo de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, ou seja, a partir das parcelas de recursos recolhidos na EPUSP das atividades de Cultura e Extensão, que possam ser destinados a ele pela Diretoria da EPUSP.

Artigo 8º – Todos os projetos serão divulgados na página da EPUSP.

Artigo 9º – Ao final de cada projeto, o grupo responsável deverá apresentar um relatório de suas atividades.

Artigo 10º – As atividades de extensão desenvolvidas nesses projetos poderão contar nos históricos dos estudantes da EPUSP, como crédito de disciplina de extensão.

Artigo 11º – O POLIPEx será iniciado em 1 de janeiro de 2005.

 

São Paulo 21 de Dezembro de 2004.

Aprovado na reunião da CCEx de 04 de novembro de 2004