Uma iniciativa do Poli Recicla para redução da produção de resíduos é a distribuição de canecas reutilizáveis de material durável para alunos, professores e funcionários da Escola Politécnica. As canecas substituem os copos descartáveis nos restaurantes universitários e nos bebedouros.
A distribuição de canecas se iniciou 2009, sendo que alunos de graduação são o maior grupo receptor das canecas, representando, em média, 60% das canecas distribuídas. Em 2018 foram distribuídas aproximadamente 1.000 canecas. Cerca de 80% desse total, deve-se à distribuição feita na semana de recepção dos calouros.
O Poli Recicla sempre estimula o uso das canecas, por isso faz doações a alguns eventos, como a oficina de customização, evento social “Ser Criança” e USP Profissões.
- Oficina de Customização de canecas, realizado pelo Poli Recicla em parceria com Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental (CAEA), em junho de 2017. O evento tinha como objetivo integração entre os alunos da Escola Politécnica e reforçar a importância do uso das canecas nos restaurantes universitários e dependências da Universidade.
Canecas personalizadas por alunos da Escola Politécnica da USP.
- Evento social “Ser Criança” realizado pela Poli Júnior e Poli Social no Centro Comunitário Sinhazinha Meirelles realizado em setembro de 2017, o Programa doou 40 canecas. O evento consistiu em uma tarde de descontração com as crianças do Centro, estimulando-as a trabalhar com materiais recicláveis, dando uma nova função a eles.
- USP Profissões realizado em agosto de 2018, no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec), o Programa doou 15 canecas para os alunos que estavam representando a Escola Politécnica no evento.
Para reforçar ainda mais a importância do uso de canecas reutilizáveis e atentar para o desperdício, o Programa criou um informativo para colocar em todos os bebedouros da Escola Politécnica.
Informativo dos bebedouros da Escola Politécnica da USP, a fim de incentivar o uso de canecas.