O Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC) da Escola Politécnica é um dos quatro departamentos que integram a Grande Área da Engenharia Civil. As atividades do Departamento estão intimamente associadas à cadeia produtiva da indústria da construção civil, uma das mais importantes do país, representando aproximadamente 10% do seu Produto Interno Bruto.

Apesar desta importância, o setor apresenta diversos gargalos tecnológicos, particularmente em relação à sua produtividade, sustentabilidade e à qualidade de seus produtos e processos. Docentes, alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e técnicos do PCC se dedicam a contribuir para a superação destas limitações, assim como desenvolvem soluções inovadoras para os problemas da engenharia de construção civil e de seus consumidores.

Para atingir seus objetivos, o Departamento tem trabalhado conjuntamente com profissionais e empresas públicas e privadas externos ao meio acadêmico, procurando diagnosticar os problemas, definir as suas prioridades de ação e ajudar a solucioná-los.

Além disso, o PCC tem interagido com instituições similares de outras partes do país e do exterior, assim como com profissionais e suas associações; esta interação tem contribuído para alargar os horizontes do conhecimento e para permitir um trabalho mais engajado dos seus membros docentes e discentes.

Graduação

O objetivo das disciplinas de graduação oferecidas pelo PCC é fornecer ao aluno uma sólida formação científica e tecnológica, nos diversos aspectos da construção civil: materiais de construção, tecnologia e gestão da produção, real estate, sistemas prediais, engenharia urbana e projeto assistido por computador.

O Departamento oferece disciplinas para mais de 2 100 alunos a cada semestre, não apenas da Engenharia Civil, mas de toda a Escola, bem como disciplinas para cursos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Instituto de Geociências da USP.

 

Pós-Graduação e atividades de pesquisa

As atividades de pós-graduação e de pesquisa estão fortemente conectadas no PCC. O Departamento é responsável pela Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil e Urbana, contida na área de Engenharia Civil, oferecendo cursos de mestrado e doutorado. O PCC desenvolve pesquisas em rede com equipes de instituições acadêmicas como: EESC/USP, FAU/USP, FZEA/USP, UEM, Unicamp, UFMG, UFRGS, UFRJ, UFSC, UFU, dentre outras.  

As principais áreas de pesquisa no PCC são:

  • Engenharia Urbana (gestão urbana e habitacional, habitação popular, recuperação de assentamentos precários, infra-estrutura, sustentabilidade ambiental urbana)
  • Materiais e Componentes (concretos, argamassas, concreto projetado, compósitos, corrosão, durabilidade, reologia, sustentabilidade e reciclagem)
  • Real Estate (economia setorial e mercados, planejamento estratégico e de produtos, gestão de empresas e de empreendimentos)
  • Sistemas Prediais (instalações prediais de água fria e quente, drenagem, esgoto, sistemas de eletricidade e gás, comunicações e automação, conservação de energia e água e tecnologia de combate ao fogo)
  • Suporte ao Projeto (CAD aplicado à construção, tecnologia da informação, modelagem de projetos)
  • Tecnologia de Processos Construtivos (sistemas de gestão, qualidade e certificação, canteiro de obras sustentável, gestão da produção, gestão de projetos, novas tecnologias construtivas, racionalização de processos construtivos, alvenaria estrutural)

 

Inúmeras dessas pesquisas são desenvolvidas nos Laboratórios do Departamento:

  • LabCad, Laboratório de Computação Gráfica e Projeto Assistido por Computador
  • Laboratório de Concreto e Corrosão
  • Laboratório de Micro-estrutura
  • Laboratório de Revestimentos
  • Laboratório de Sistemas Prediais

 

PCC e as principais empresas e órgãos públicos e privados

  • União Européia, Cities Alliance e Banco Mundial
  • Agência Habitat da ONU, OIT, PNUD, PNUMA, UNIDO
  • Ministério das Cidades, PBQP-H e Caixa Econômica Federal
  • MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
  • Ministério de Ciência e Tecnologia, CNPq e FINEP
  • ANA, Agência Nacional de Águas
  • Governo do Estado de São Paulo: FAPESP, CDHU, SABESP, IPT
  • Prefeituras Municipais de São Paulo, Santo André, COHAB-SP, Anhembi Turismo
  • Construtoras: Cyrela, Gafisa, MAC, Paulo Mauro, Takaoka, Tarjab, Tecnisa, Tecnum
  • Indústrias de Materiais e Componentes de Construção: ArcelorMittal, Art Spray, Deca, Docol, Dow Corning, Eurotop, Imbralit, Gerdau, Glasser, Gethal, Infibra, NEC, Owens Corning Fiberglass, Permatex, Saint-Gobain, Serrana, Tigre, Votorantim
  • Associações e entidades: ABAI, ABCP, ABNT, ABPC, Abramat, ACI, Antac, Asfamas, CBCS, Cediplac, CIB, Ethos, IBS, Secovi, Senai, Sinduscon-SP

Atividades de cultura e extensão

Todo o conhecimento, que é produzido pelos docentes, pesquisadores e estudantes, é transferido para os setores público e privado procurando contribuir para a solução dos problemas da construção civil. Esta é a razão pela qual o PCC tem organizado eventos como conferências, seminários e workshops. Além disso, o Departamento promove cursos de educação continuada (atualização, especialização e MBAs) visando atender às necessidades de engenheiros civis, arquitetos e outros profissionais que atuam no campo da construção civil. Atualmente, o Departamento é responsável por 3 MBAs: Real Estate – Economia Setorial e Mercados; Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios; e Gerenciamento de Facilidades.

Em todas essas atividades existe sempre um compromisso de registrar o conhecimento em documentação técnica, substituídos ultimamente pelas versões digitais que se encontram disponíveis no site do Departamento e também no Infohab (www.infohab.org.br). O Departamento tem ainda o cuidado de incentivar os seus docentes a participar de atividades de assessorias e consultorias, bem como em organismos de classe e entidades científicas e de apoio aos órgãos governamentais.

{iframe}http://www.poli.usp.br/Organizacao/Departamentos/GraduacaoDisciplinas.asp?nomabvset=PEF{/iframe}