Gerenciamento de recursos hídricos, obras hidráulicas fluviais e marítimas e engenharia sanitária, principalmente no que se refere ao tratamento de águas para abastecimento, são as principais áreas de atuação do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHA). Mais recentemente, o PHA direcionou suas atenções também para a área ambiental. Essas atividades revelam sua preocupação contínua em alinhar a Universidade com o esforço de desenvolvimento do País, procurando prover a comunidade com os instrumentos tecnológicos de que necessita.

O Departamento tem vários convênios com outras instituições, um deles com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), para o desenvolvimento de atividades nas áreas de recursos hídricos e engenharia hidráulica. Foi essa parceria que tornou possível a criação do Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos (CTH), referência nacional em sua área de atuação.

Para melhor desenvolver suas atividades, o PHA é organizado em três grandes áreas: Recursos Hídricos, Obras Hidráulicas e Saneamento, nas quais realiza pesquisas, mantém programas de pós-graduação e presta serviços à sociedade.

Linhas de pesquisa

  • Hidráulica Geral
  • Obras Hidráulicas Fluviais e Marítimas
  • Recursos Hídricos
  • Reuso de Águas
  • Saneamento Básico

 

Laboratórios