A Poli oferece 17 habilitações em engenharia, sendo elas: Engenharia Civil, Ambiental, Civil, Elétrica (ênfase em Automação e Controle, Computação, Energia e Automação Elétricas, Eletrônica e Sistemas e Telecomunicações), Computação, Mecânica, Naval, Mecatrônica, Química, Materiais e Metalúrgica, Minas, Produção e Petróleo. Para estudar na Poli, há duas formas de ingresso anuais, o vestibular da Fuvest e o Sistema de Seleção Unificada (SISU):

1. A Poli destina 783 vagas para a Fuvest, sendo 213 reservadas aos alunos que fizeram ensino fundamental e médio em instituições públicas, e 137 para aqueles que se declaram pretos, pardos ou indígenas. As outras 520 vagas são oferecidas para ampla concorrência, ou seja, sem necessidade de comprovar a formação em escolas públicas;
  2. Para ingresso pelo SISU, sistema de escolha do Ministério da Educação para quem presta a prova do ENEM, são reservadas 87 vagas.

Para os ingressantes nos cursos de “Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica” e “Engenharia Elétrica”, as opções entre as ênfases serão efetuadas no final do 3° ano do curso.