FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Atendimento de
Pós-graduação

Benefícios para alunos regulares

Comissão de Pós-Graduação

       No Cartão USP aparecem as seguintes informações:

  • Nome completo ou nome social (de acordo com o Decreto nº 55.588/2010, do Governo do Estado de Sâo Paulo)

  • Faculdade em que o aluno está matriculado

  • Nível de escolaridade em que aluno está matriculado (gradução, pós-graduação)

  • Validade do Cartão USP

        Como solicitar o Cartão USP?

  • No menu à esquerda, clique na aba “Cartões USP” e siga as instruções. É necessário possui uma foto 3×4 escaneada no formato JPEG.

  • A confecção leva em torno de 30 dias. É possível acompanhar a solicitação na seção “Cartões USP”, clicando em “Listar Solicitação.

  • O aluno será informado pelo sistema quando o cartão estiver disponível na unidade, neste caso, no Serviço de Pós-Graduação (SPG, sala 118) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, situado no Prédio da Diretoria e da Administração da FFLCH (Rua do Lago, 717 – Butantã/Cidade Universitária). Após o recebimento do e-mail, espere pelo menos uma semana para retirar o cartão na unidade, que é o tempo médio de envio dos cartões para o SPG.

  • A emissão do Cartão USP é gratuita.

   Renovação e Extravio do Cartão? 

  • O pedido de renovação do cartão só estará disponível na plataforma Janus uma vez que o Cartão USP termine o seu período de validade. Para solicitar a renovação do Cartão USP, basta entrar no sistema Janus e a partir do mês do vencimento, solicitar novo cartão. Atenção: é necessário continuar sendo aluno regular para realizar esta solicitação. A renovação do cartão é gratuita.    Nos casos de perda, roubo ou extravio, o aluno deverá solicitar um novo Cartão USP no sistema Janus, justificando o motivo. Nestes casos, a carteirinha não é gratuita e o aluno deve comparecer à Tesouraria da FFLCH (situada no Prédio da Diretoria e da Administração da FFLCH, na sala 143), para efetuar o pagamento da taxa do novo cartão. Após o pagamento, o aluno deve apresentar o comprovante no Serviço de Pós-Graduação (sala 118).

   e-Card (Cartão Digital USP)  

    A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), por meio do Centro de Tecnologia de Informação de Piracicaba (CeTI-LQ), disponibliza também a o Cartão Digital USP (e-Card USP), destinada aos alunos, docentes e servidores da Universidade. O e-Card USP é uma cartão virtual disponibiizado por meio de um aplicativo para celulares e smartphones.

   O aplicativo está disponível nas lojas Apple e no Google Play de forma gratuita e poderá ser acessado por meio da senha única do usuário USP.  Além da imagem no dispositivo móvel, o e-Card USP apresenta como novidade o uso do QR-Code (Quick Response Code), que é uma chave de segurança atualizada temporariamente para identificação do usuário, no acesso aos sistemas corporativos da Universidade. Assim como a carteirinha física, o e-Card USP é pessoal e intransferível.

   Os alunos ingressantes (graduação, pós-graduação e posdoc) terão acesso ao e-Card USP no momento que receberem seu número institucional, sem a necessidade de aguardarem pela confecção das carteirinhas físicas. Outra vantagem do aplicativo é que a atualização dos dados será automática. 

    Para mais informações sobre o e-Card USP, assista o vídeo: http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=37663
Para fazer o download do aplicativo na Apple Store ou no Google Play (usuários Android), busque pelo nome “E-card USP”.

Busp

       Todo aluno regularmente matriculado terá direito ao Bilhete USP (BUSP). Esse bilhete leva os passageiros até a Estação Butantã do Metrô e desta para a USP todos os dias da semana, 24 horas do dia, gratuitamente. O procedimento para pedir esse cartão é o mesmo utilizado para a carteirinha USP, mas não precisa colocar foto. O aluno é informado pelo sistema quando o cartão estiver disponível na unidade, neste caso, no Serviço de Pós-Graduação (SVPOSGR). Espere pelo menos uma semana para retirar, que é o tempo médio de envio dos cartões para o SVPOSGR. Para a Renovação do Cartão, basta entrar no sistema, enquanto for aluno regular, e, a partir do mês do vencimento, solicitar novo cartão. Em caso de extravio, o aluno deverá solicitar novo cartão BUSP no Janus colocando este motivo e comparecer à Tesouraria da POLI (Prédio da Administração da Escola Politécnica), para efetuar o pagamento da taxa do novo cartão. Após o pagamento, leve o comprovante ao Serviço de Pós-Graduação da Administração. Em caso de roubo/furto o aluno será isento da taxa de confecção do cartão desde que apresente o boletim de ocorrência ao Serviço de Pós-Graduação da Administração ou envie para o email: pos.grad@poli.usp.br. Para solicitar o Passe escolar da SPTRANS o aluno deve entrar direto no site; JANUS, acessando o menu passe escolar, assim a solicitação não é mais feita através do formulário SAS Verifique as rotas dos circulares clicando aqui

Moradia estudantil

Em alguns campi, há moradias disponibilizadas para estudantes dentro da própria área da universidade. Esses campi são Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo (Butantã e Casa Estudante de Medicina).

A moradia é oferecida de forma gratuita e faz parte da política de permanência da USP, que tem como objetivo diminuir a evasão de cursos por dificuldades socioeconômicas. 

Por isso, a seleção dos/as alunos/as de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado stricto sensu) para vagas é feita justamente por esses critérios.

Ela é realizada por meio do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), com base na situação socioeconômica dos/as alunos/as.

Campus Butantã

CRUSP

Clique aqui para acessar o guia Boas-Vindas ao CRUSP.

O Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo (CRUSP) é um conjunto de prédios usado para moradia de estudantes da universidade, com cerca de 1.600 vagas. Como é um serviço oferecido pela universidade, sua localização é dentro do próprio Campus Butantã.

TODAS AS VAGAS nos quartos e apartamentos do CRUSP são atribuídas pela equipe da coordenadoria Vida no Campus.

TODAS AS VAGAS só podem ser ocupadas por estudantes da USP contemplados pelo PAPFE.

Endereço: Av. Professor Mello Moraes, 1235 – Butantã, São Paulo, SP, CEP 05508-030.

Zeladoria e manutenção.

Os serviços de zeladoria estão presentes nos oito blocos do CRUSP. Eles envolvem:

  • a manutenção das estruturas do CRUSP, com serviços hidráulicos, elétricos, de alvenaria, pintura e marcenaria;

  • o controle de acesso aos blocos de moradia, atuando, dessa forma, também na segurança dos apartamentos;

  • e a administração do serviço de limpeza das áreas comuns, que é realizado por uma empresa terceirizada.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h
Endereço: Bloco B/CRUSP – Térreo
Email: zeladoriacrusp.prip@usp.br
Telefone: (11) 3091-3420
Responsável: Luiz Carlos Bastos da Silva

Alojamento provisório

Instalações coletivas, de uso temporário, para estudantes já contemplados/as com vaga no CRUSP pelo PAPFE, mas que ainda estejam aguardando a liberação da vaga definitiva.

Campi no interior de São Paulo

Alguns campi no interior do estado de São Paulo têm seus próprios serviços de moradia para estudantes. Para saber sobre esses serviços, acesse a página do campus de interesse:

 

Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil

    O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) integra a política de permanência da Universidade de São Paulo (USP) e visa dar suporte a estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu da USP em condição de vulnerabilidade socioeconômica por meio da concessão de benefícios, conforme a Resolução Nº 8555, de 21/12/2023. 
     A seleção dos estudantes, implementação e acompanhamento dos benefícios do PAPFE são coordenados pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).
Os/as estudantes contemplados recebem a concessão de acesso gratuito às refeições nos Restaurantes Universitários, vaga em moradia estudantil e auxílio financeiro parcial, no valor de R$320,00 ou a gratuidade das refeições e auxílio financeiro integral de R$850,00  durante o período de vigência do benefício.
Edital 2025
O edital para o ano de 2025, contendo o perfil do público-alvo, detalhamento dos números e tipos de auxílio, bem como as orientações para inscrição, cronograma do processo de concessão e outras informações, está disponível no botão a seguir.

O edital do PAPFE 2025 previa a concessão de 2.500 auxílios permanência, mas, somando-se os três resultados e também o resultado da fase recursal, 4.561 estudantes já receberam os benefícios.

 

 

Provão Paulista Seriado

Organizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o Provão Paulista Seriado, realizado nos três anos consecutivos do Ensino Médio, é uma das modalidades de ingresso nas universidades públicas estaduais paulistas. Nessa modalidade, a USP oferece 1.500 vagas em seus cursos de graduação para estudantes egressos de escolas públicas que tenham realizado o Provão.

  Auxílio Provão Paulista.
No intuito de contribuir para a permanência e formação de estudantes egressos da rede pública paulista de ensino que estejam, comprovadamente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), em convênio com a Universidade de São Paulo, oferta até 450 bolsas.
Para concorrer ao Auxílio Provão Paulista, o/a estudante deverá fazer sua inscrição no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) para a avaliação de situação socioeconômica, sendo elegíveis estudantes que ingressaram pela modalidade do Provão Paulista Seriado e que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

A concessão do benefício implicará no recebimento do auxílio financeiro de R$850,00 mensais, disponibilizado pela SEDUC, e gratuidade nos Restaurantes Universitários da USP, disponibilizada pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP). Inicialmente, o convênio firmado com a SEDUC é de até 5 anos (2024-2028), com possibilidade de prorrogação. Caso a renovação não ocorra, o estudante beneficiário do auxílio será migrado para o PAPFE após esse período.
Ainda tem dúvidas? Acesse nosso FAQ. Nesta página de dúvidas frequentes, você esclarece os passos para inscrição no PAPFE, bem como dúvidas gerais.  Caso persista a dúvida, preencha o formulário disponível no final da página do FAQ, envie um e-mail ou ligue para (11) 3091-3316
  
 

   O Programa Unificado de Bolsas (PUB) é uma ação integrada das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão, Inclusão e Pertencimento que visa o engajamento de estudantes de graduação da USP em atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão, e – desde 2024 – inclusão e pertencimento, de modo a contribuir para a formação cidadã, acadêmica e profissional dos/as alunos/as regularmente matriculados/as.

Edital 2025-2026

  Para a submissão de projetos, os/as docentes deverão acessar o sistema Juno no período de 2 a 23 de junho de 2025, indicar a vertente escolhida de cada projeto submetido e inserir as informações e documentos solicitados. Cada docente poderá submeter até 3 (três) projetos desde que as vertentes sejam distintas. Em todos os casos, as ações e atividades devem contribuir objetivamente para a formação dos/as estudantes de graduação da USP.
Clique aqui para consultar o edital.

  Entre 24 de junho e 11 de julho de 2025, os projetos serão avaliados pelo Comitê Avaliador que os indicarão como recomendados ou não recomendados, além de verificarem a adequação da quantidade de bolsas solicitadas ao projeto. Cada estudante poderá se inscrever em até 3 (três) projetos do PUB pelo sistema JúpiterWeb no período de 4 a 15 de agosto de 2025.
Os/as estudantes não poderão acumular recebimento de bolsas, exceto auxílios da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.
A bolsa mensal no valor de R$ 745,00 (setecentos e quarenta e cinco reais) será concedida pelo período de 12 meses (de 1º de setembro de 2025 a 31 de agosto de 2026), sem renovação automática.

   Os projetos submetidos deverão envolver estudantes de graduação na promoção de ações ou produção de conhecimentos relacionados às temáticas de diversidade, equidade e inclusão na universidade, ou, ainda, atividades de apoio às iniciativas das Comissões de Inclusão e Pertencimento das unidades.
Edital 2024-2025
Clique aqui para consultar o edital da edição 2024-2025 do PUB.
Dúvidas
  Dúvidas podem ser encaminhadas aos seguintes endereços:

Vertente Inclusão e Pertencimento.

     O USP Diversa é um programa de bolsas de estudos para estudantes que vêm do ensino público e estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

   Seu objetivo é agir de forma complementar a outros programas de permanência estudantil da USP por meio do engajamento da sociedade no apoio a esses/as estudantes, a fim incentivar a inclusão, reduzir a evasão estudantil e promover o desenvolvimento acadêmico.

   O programa é gerido pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, a Pró-Reitoria de Graduação e a Fundação de Apoio à USP.
Para saber mais, acesse a página do USP Diversa

Confira também a apresentação abaixo, ou acesse a versão em PDF: Apresentação Institucional do Programa USP Diversa

  PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.
O que é? 
  PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino é regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado.  Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas:  

  1. Preparação Pedagógica;
  1. Estágio Supervisionado em Docência.
  1. Uma disciplina de Pós-Graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior, click aqui para acessar a pagina com as Disciplinas validas para a  1º etapa de preparação pedagógica do PAE;
  1. Conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior;
  1. Núcleo de atividades, envolvendo preparo de material didático, discussões de currículo, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores.

O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação da Universidade, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento solicita a realização de estágio. 

      Quanto à Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, esta é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso. Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e, a critério da Comissão de Pós-Graduação, poderão receber créditos pela atividade. 

    A Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:

   1. Etapa de Preparação Pedagógica.

   2.Etapa de Estágio Supervisionado.

        A ultima etapa antes do inicio do estágio é a entrega do TERMO DE COMPROMISSO, que deve ser assinado apenas pelo estagiário e enviado ao serviço de Pós Graduação conforme orientação que será encaminhada por email, e também o preenchimento do formulário google.  Posterior a isso são entregues as cópias de folha de frequência, que são acessadas pelo sistema JANUS, até o dia 23 de cada mês até o final do estágio, sempre assinadas pelo estagiário e seu supervisor, cumprindo 6 horas semanais.

   Para se inscrever, no programa PAE que será no período de 01/07/25 a 30/11/25, é necessário acessar o sistema Janus, “PAE”, “Inscrição”, “semestre e ano da inscrição”,
“Adicionar/Alterar”, preencher o formulário e clicar em “Salvar”. Acompanhe também, as informações no Edital de Abertura para o Estágio. (EDITAL PAE 2 2025)
Datas e prazos PAE 2º/2025:

    Inscrições no período de 21/04/2025 a 12/05/2025.  O sistema aceita inscrições apenas no período divulgado.  É necessário também preencher as informações no formulário google para atualização dos dados cadastrais. Sistema JANUS – https://uspdigital.usp.br/janus – PAE – Inscrição – 2º semestre de 2025  Prazo para o supervisor e orientador avalizarem as inscrições PAE 1º/2025 no Sistema JANUS, será de até 16/05/2025 no Sistema JANUS (Este prazo é somente para o supervisor e orientador).

   16/05/2025 – Prazo limite para a entrega do comprovante de realização da primeira etapa do programa PAE.

Atenção:
Entrega do Termo de Compromisso, assinado, somente pelo aluno, no campo do estagiário, através do e-mail:
“servico.posgraduacao.poli@usp.br” ou “gustavo.jlima@usp.br” 
A liberação da lista dos alunos aptos a realizarem o estágio e que devem entregar o Termo de Compromisso, que confirma a aprovação para participar do programa PAE, deve ser divulgada no inicio da segunda quinzena de Junho.
Os candidatos classificados receberão o link do formulário de seguro para ser preenchido.
A inscrição será cancelada, caso o aluno não cumpra o prazo estabelecido para a entrega do Termo de Compromisso

Local para inscrição: 

 O PAE consiste de duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.

    A Etapa Preparatória consiste na realização de uma disciplina de iniciação a licenciatura ao Ensino que pode ser realizada em qualquer unidade da USP ou Palestras. 
    O Estágio Supervisionado em Docência será desenvolvido em disciplina de graduação e não poderá exceder 6 (seis)   horas   semanais.
    Estágio obrigatório aos alunos de doutorado, bolsistas da CAPES.

    A participação no Estágio PAE durante o mestrado, não isenta os alunos de doutorado, bolsistas da CAPES, do   cumprimento obrigatório do Estágio, Segundo a portaria GR 4391 de     03/9/2009, não será permitido que o estágio seja   realizado em paralelo com a disciplina PAE, Verifique a área de interesse na lista de Disciplinas de Graduação oferecidas,   com vigência no período do Estágio.

    Os candidatos serão classificados pela Comissão do PAE/EPUSP, priorizando-se as disciplinas obrigatórias, o número de   bolsas recebidas e o menor prazo para encerramento no Programa de Pós- Graduação, obedecendo à seguinte ordem:


    Alunos de Doutorado da EP, bolsistas da CAPES com a primeira participação no Estágio.
    Alunos de Doutorado da EP, bolsistas, com a primeira participação no Estágio.
    Alunos de Doutorado da EP, sem bolsa, com a primeira participação no Estágio.
    Alunos de Mestrado da EP, sem bolsa, com a primeira participação no Estágio.
    Alunos de Doutorado da EP, sem bolsa e bolsistas, respectivamente, com mais de 01 participação no Estágio.
    Alunos de Mestrado da EP, sem bolsa e bolsistas, respectivamente, com mais de 01 participação no Estágio.
    Alunos de Doutorado de outras Unidades da USP, sem bolsa e bolsistas, com a primeira participação no Estágio.
    Alunos de Mestrado de outras Unidades da USP, sem bolsa e bolsistas, com a primeira participação no Estágio.
    Alunos de Mestrado de outras Unidades da USP, sem bolsa e bolsistas, com mais de 01 participação no Estágio.
    Em todos os casos, na classificação, priorizam-se as disciplinas obrigatórias, o número de bolsas recebidas e o menor   prazo para encerramento no Programa de Pós-Graduação.
    Alunos de Doutorado de outras Unidades da USP, sem bolsa e bolsistas, com mais de 01 participação no Estágio.
    Alunos de Mestrado da EP, outras bolsas, com a primeira participação no Estágio.
    Em todos os casos, na classificação, priorizam-se as disciplinas obrigatórias, o número de bolsas recebidas e o menor   prazo para encerramento no Programa de Pós-Graduação.
    O auxilio financeiro mensal poderá ser concedido, no máximo, por quatro semestres para cada aluno, limitando-se esse   período a até dois semestres para os alunos matriculados no mestrados.

     Para participar do Estágio no 2º semestre de 2025 é necessário cumprir a primeira etapa do Estágio, que é a realização de uma disciplina de iniciação a licenciatura ao Ensino ou a participação nas palestras, que pode ser em qualquer unidade da USP,  para saber as disciplinas oferecidas em outras unidades.


  Inscrições: 21/04/2025 a 12/05/2025 

  • Duração do Estágio: de 01 de Julho à 30 de Novembro de 2025

  • Entrega do Relatório do Aluno e Ficha de Avaliação: 20 dias após o término do estágio

  • Previsão para abertura das inscrições na  1º quinzena de Outubro ou Novembro de 2025

  • Inscrições previstas por um período de 20 dias

  • Duração do Estágio: 01 de Fevereiro à 30 de Junho de 2026 (período normal)

  • Entrega do Relatório do Aluno e Ficha de Avaliação: 20 dias após o término do estágio.

  •  
  1. Faça login no Sistema Janus

  1. Na opção “PAE”, clique em “Inscrição”

  1. Escolha na linha o período desejado, 1º ou 2º semestre”

  1. Clique no ícone “Adicionar/Alterar”

  1. Preencha o formulário e Plano de Trabalho

  1. Clique em “Salvar”

  1. Após a inscrição, o aluno deve comunicar o seu orientador e supervisor para que estes efetuem a avalização de sua inscrição no sistema JANUS.

  1. Para o PAE 2º/2022 enviar a documentação (ver lista de documentos) exclusivamente para o e-mail: servico.posgraduacao.poli@usp.br; gustavo.jlima@usp.br

  1. A Convocação para o Estágio será enviada ao e-mail dos alunos inscritos.

Docentes – Procedimentos para aceitar inscrições:

  1. Faça login no Sistema Janus

  1. Na opção “PAE”, clique em Avalizar Inscrição

  1. Na lista de alunos, selecione um aluno inscrito

  1. Clique na opção “Ver plano de trabalho”

  1. No final da página, clique em Avalizar.

    Para participar do Estágio no 1º semestre de 2026
    Alunos – Orientações para a inscrição no JANUS:
 

Os alunos matriculados nos programas:

    Eng. Civil, Eng. Mecânica, Eng. Mineral, Eng. Química,  Eng. Elétrica, Eng. de Sistemas Logísticos, Eng. de Transporte, Eng. Naval, Eng. Metalúrgica e Mestrado Profissional em Inovação,  deverão inserir os documentos do depósito diretamente no sistema Janus na opção “ Aluno Regular / Depósito Digital”. Sugerimos que submetam o depósito com antecedência, pois caso seja necessário o processo poderá ser devolvido para acerto.                                                                                                                                                    

Recomendamos  solicitarem apoio a bibliotecária do programa  para normalizar / padronizar seu material através do link:  www.poli.usp.br/bibliotecas/sobre-as-ibliotecas/bibliotecas-setoriais ou consulte o Guia de Apresentação Dissertação/Tese   www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/111/95/491-1

Ressaltamos que a FICHA CATALOGRÁFICA e a menção “VERSÃO ORIGINAL” são obrigatórios na Dissertação de Mestrado/Tese de Doutorado.  Também a nomenclatura é de “Mestre(a) em Ciências” para dissertação de mestrado e “Doutor(a) em Ciências” para tese de doutorado.

Os alunos matriculados no programa:

     Engenharia de Produção deverão enviar os documentos para o e-mail:  ldsilva@usp.br, com o titulo Depósito da Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado – Nome completo do aluno” . Antes de efetuar o depósito, confirme em seu programa, se sua matrícula está regularizada no semestre vigente para aceite de seu trabalho, pois isso poderá implicar na não-efetivação de sua defesa. Sugerimos submeter o PDF do depósito da dissertação de mestrado/tese de doutorado à bibliotecária do programa para uma última análise.

Divisão de Biblioteca

Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa do politécnico, nº380.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Edifício Eng. Mário Covas Júnior – 1 andar                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           CEP 05508-010 – São Paulo – SP                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Tel: (11) 3091-5576

e-mail: biblioteca.poli@usp.br / 11 9 4224 5278 zap

Acesse o link para localizar o contato da biblioteca de seu programa: 

  https://www.poli.usp.br/bibliotecas/sobre-as-bibliotecas/bibliotecas-setoriais

   O Depósito deverá ser realizado pelo(a) aluno(a) até o prazo limite. Deve ser apresentado o formulário de autorização para depósito de dissertação de mestrado/tese de doutorado (fornecido pela CCP), devidamente assinado, pelo(a) aluno(a), pelo(a) orientador (a) e pela CCP, quando exigido pela área do(a) aluno(a). de tese redigida em inglês ou outro idioma, é imprescindível que, no dia do depósito, seja apresentado, no formulário de dados da dissertação ou tese, o título  e as palavras-chaves  em português.

 

Relação dos documentos, formulários e a formatação do PDF da dissertação de mestrado/tese de doutorado, a serem entregues no dia do depósito.

Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP

 Formulário de depósito assinado pelo aluno e orientador (fornecido pela CCP);

Formulário de autorização para submissão na Biblioteca Digital, apenas para alunos do programa de Eng. Elétrica e Eng. de Produção.
Formulário de dados da tese, apenas para alunos do programa de Eng. Elétrica e Eng. de Produção.
Termo de originalidade / Relatório de Plágio
Termo de compromisso de entrega das versões impressa do  original e revisada da Tese/Dissertação impressa original e revisada; 
PDF do original do Diploma de Graduação para Mestrado e Doutorado Direto;
PDF do original do Diploma de Graduação e Mestrado para Doutorado
PDF do original do RG (não é aceito CNH) ;
Ficha Cadastral para atualização dos dados pessoais;
Estrangeiros: uma declaração da Polícia Federal contendo todas as entradas e saídas do país durante o curso, com datas que comprovem a estada legal no país.  
Os documentos provisórios de registro nacional migratório (DPRNM) expirados a partir de 16 de março de 2020 são considerados prorrogados e válidos, e devem ser aceitos para todos os efeitos até o dia 15 de março de 2022, inclusive para fins de ingresso, de registro, renovação ou transformação de prazo. Portaria nº 25-DIREX/PF, publicada no Diário Oficial da União de 26/08/2021
Validar os dados pessoais imediatamente após notificação do depósito no Sistema JANUS 
O agendamento de defesas deve ser feito por seu (sua) orientador (a) ou pela CCP, através de e-mail enviado com antecedência mínima de 30 dias

O agendamento de defesas deve ser feito por seu (sua) orientador (a) ou pela CCP, através de e-mail enviado com antecedência mínima de 30 dias para: servico.posgraduacao.poli@usp.br, desde que o depósito de sua dissertação/tese tenha sido efetuado e a banca aprovada pela CPG. 

Prazos após o depósito:

       Artigo 5º – A página de rosto da Tese ou Dissertação deverá indicar explicitamente que se trata da versão original ou corrigida. Caso seja a versão corrigida deverá, também, ser indicado que o original se encontra disponível na Unidade que aloja o Programa. Estas informações deverão ser inseridas seguindo as “Diretrizes para apresentação de Teses e Dissertações da USP” – padrão SIBI/USP.
     Sugerimos que submetam o depósito da versão corrigida com antecedência, pois caso seja necessário o processo poderá ser devolvido para acerto.
Recomendamos  solicitarem apoio a bibliotecária do programa  para normalizar / padronizar seu material através do link:  www.poli.usp.br/bibliotecas/sobre-as-bibliotecas/bibliotecas-setoriais ou consulte o Guia de Apresentação Dissertação/Tese   www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/111/95/491-1
Ressaltamos que a FICHA CATALOGRÁFICA e a menção “VERSÃO CORRIGIDA” são obrigatórios na Dissertação de Mestrado/Tese de Doutorado.
 Os alunos matriculados no programa, Engenharia de Produção deverão enviar os documentos para o e-mail: servico.posgraduacao.poli@usp.br.
 
Os alunos matriculados nos programas:
Eng. Civil, Eng. Mecânica, Eng. Mineral, Eng. Química, Eng. de Sistemas Logísticos, Eng. de Transporte, Eng. Naval, Eng. Metalúrgica e Mestrado Profissional em Inovação,  deverão inserir os documentos do depósito diretamente no sistema Janus na opção “ Aluno Regular / Depósito Digital”.
 

  Procedimentos para a Edição Revisada de Teses e Dissertações.
 
As teses de Doutorado e as Dissertações de Mestrado defendidas na EPUSP passaram a ser passíveis de reedição após a defesa, NÃO sendo permitida, entretanto, a alteração do título do trabalho depositado originalmente na versão corrigida.
No caso de reedição, a Biblioteca Central da EPUSP guardará 1 (um) exemplar original da tese ou da dissertação, em capa dura, idêntico àquele enviado à banca examinadora, como documentação do ato da defesa. O referido exemplar não poderá sofrer correções e deverá estar disponível para consulta.
O autor deverá enviar ao Serviço de Pós Graduação, com a anuência de seu orientador, o arquivo em PDF de sua Dissertação de Mestrado/Tese de Doutorado, dentro do prazo máximo de 60 dias após a defesa. A versão corrigida deverá conter uma nova versão da Catalogação na aPublicação – Versão Corrigida – elaborada pela Divisão de Biblioteca da EPUSP e solicitada através do formulário eletrônico disponível em https://www.poli.usp.br/pt/bibliotecas/servicos/catalogacao-na-publicacao.html.
DISSERTAÇÕES E TESES REVISADAS
Quando a dissertação/tese revisada é publicada no mesmo ano em que a dissertação/ tese original é publicada e defendida.
EXEMPLO:
– 2024 – (Edição Original)
– Alterar para 2025 – (Versão Corrigida)
Quando a dissertação/tese original é publicada no final do ano (2024) e defendida no ano seguinte (2025), a dissertação/tese corrigida deverá ser publicada de acordo com o ano corrente.
    Acesse o link para localizar o contato da biblioteca de seu programa: https://www.poli.usp.br/bibliotecas/sobre-as-bibliotecas/bibliotecas-setoriais. O quadro abaixo deverá ser impresso na parte superior do verso da página de rosto (acima da ficha catalográfica):
   Sugerimos submeter o PDF da versão corrigida da Dissertação de Mestrado/Tese de Doutorado à bibliotecária do programa para uma última análise.
   4.Durante o período de 60 dias referido no item anterior, o exemplar original permanecerá guardado na Secretaria de Pós-Graduação. Caso, porém, o exemplar corrigido não tenha sido entregue dentro do prazo estipulado, o exemplar original será enviado à biblioteca para ser disponibilizado para consulta.
  ANO DE PUBLICAÇÃO QUE DEVE APARECER:
   NA CAPA, NA LOMBADA, NA FALSA PÁGINA DE ROSTO E NA PÁGINA DE ROSTO OFICIAL (onde aparece o nome do orientador).

O orientador(a) ou sua respectiva CCP deve enviar um e-mail para o Serviço de Pós-Graduação, aos cuidados do Sr. Elias, informando data, hora, modalidade (hibrída, remota ou presencial) da defesa e com no minímo 30 dias de antecedência.
Conforme regras do setor financeiro, não é possível o pagamento de honorários a professores externos à USP que participarem de bancas que ocorram nos dois últimos dias úteis de cada mês. 


ALUNOS DO REGIMENTO (Regimento nº5473 em vigor de 18/09/2008 até 19/04/2013)

Validar os dados pessoais imediatamente após notificação do
depósito no Sistema JANUS.

Prazo Máximo de 60

dias para aprovação da banca na CPG.

Prazo Máximo de 90
dias após aprovação da banca para defesa.
O agendamento de defesas deve ser feito por seu (sua)
orientador (a) ou pela CCP, através de e-mail enviado com antecedência mínima de
30 dias para:
servico.posgraduacao.poli@usp.br;
pos.grad@poli.usp.br; desde que o
depósito de sua dissertação / tese tenha sido efetuado e a banca aprovada pela
CPG.

Prazo Máximo de 60 dias após a defesa para entrega da edição
revisada. Para obter maiores informações, acesse o link no final da página.

ALUNOS DO REGIMENTO (Regimento nº 6542 em vigor a partir de 20/04/2013)
Validar os dados pessoais imediatamente após notificação do
depósito no Sistema JANUS.

Prazo Máximo de 45
dias para aprovação da banca na CPG.

Prazo Máximo de 105
dias após aprovação da banca para defesa.
O agendamento de defesas deve ser feito por seu (sua)
orientador (a) ou pela CCP, através de e-mail enviado com antecedência mínima de
30 dias para:
servico.posgraduacao.poli@usp.br;
pos.grad@poli.usp.br; desde que o
depósito de sua dissertação / tese tenha sido efetuado e a banca aprovada pela
CPG.
Prazo Máximo de 60 dias após a defesa para entrega da edição
revisada. Para obter maiores informações, acesse o link no final da página.
Prazos após a defesa da dissertação/tese:
Prazo Máximo de 60 dias após a defesa para entrega da edição revisada. 
A entrega do exemplar versão corrigida (quando sugerido) pela banca julgadora, é necessária para que se cumpra o Regulamento do Programa em que está vinculado.
Procedimentos para a Edição Revisada de Teses e Dissertações
https://www.poli.usp.br/bibliotecas/servicos/publicacoes-online
Após a defesa o e-mail USP de acordo com as portarias GR3662 e GR7141, o acesso as contas devem ser encerrado em até 180 dias do fim do vínculo do usuário com a USP.
O vínculo do aluno encerra-se após a homologação da defesa, então no dia seguinte o aluno não tem mais como utilizar o cartão USP. 
Quanto ao Janus o acesso é de 1 ano após a homologação da defesa.

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Perguntas e frequentes

Como divulgar processo seletivo para grupos de atividades estudantis?

Por meio deste formulário eletrônico, a organização estudantil da qual você faz parte pode solicitar que a Comunicação da Poli divulgue alguma oportunidade de processo seletivo entre os estudantes politécnicos. Clique para acessar.

Onde encontro as fotos da Poli?

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Entre em contato

Entre em contato com o Serviço de Pós-Graduação da EPUSP para tirar suas dúvidas. Horário de Atendimento de Segunda a Sexta das 9h às 15h. Telefones: 3048-6587 / 3091-5214 / 3091-5443 e-mail: servico.posgraduacao.poli@usp.br Av. Professor Luciano Gualberto, travessa do Politécnico número 380 CEP 05508-900 – São Paulo – SP