• Este evento já passou.

Colóquio do Grupo de Pesquisa em Termodinâmica e Mecânica dos Materiais (GPTMM)

01/11/2018 - 10:00

Título: Desenvolvimento e caracterização de bionanocompósitos pelo método de extrusão

Local: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Escola Politécnica da USP

Data e horário: 01/11/2018 às 10:00

A crescente conscientização ambiental e o aumento da escassez de recursos naturais têm provocado uma crescente demanda por materiais amigáveis ao meio ambiente. O problema ambiental provocado pelas embalagens provenientes de fontes não renováveis e não biodegradáveis, levaram a um incremento importante nas pesquisas sobre o uso de materiais renováveis e biodegradáveis, como é o caso dos filmes a base de amido e quitosana e suas blendas. Porém, tais filmes têm limitações em suas propriedades físicas, devido às condições ambientais. Dentre as alternativas estudadas para melhorar as características desses materiais está o uso de nanopartículas de montmorilonita (MMT) ou nanofibras de bambu (NFBs) em concentrações de (0,0; 0,5 e 1,0) g de NPs/100 g de polímero. Os bionanocompósitos foram obtidos a partir da extrusão da mistura de homo pellets e pellets masterbatch, das blendas de amido/quitosana nas proporções de (100/0; 75/25 e 50/50) g/100 g; filmes foram obtidos de modo contínuo e apresentaram mudanças na cristalinidade e nas interações moleculares. Em relação as propriedades mecânicas, os filmes apresentaram aumento da resposta à tensão assim como do alongameto e do módulo de Young em relação às concentrações de reforços em cada umas blendas avaliadas. Por outro lado, tanto a formação das blendas como as interações dos reforços modificaram significativamente a rede tridimensional dos filmes em relação à taxa de transferência de vapor de água, com menores valores de 219 e 193 g m-2 d-1 para os filmes produzidos da blenda amido/quitosana 100/0 nanoestruturados com 0,5 e 1,0 g MMT/100 g, respectivamente, quando comparados com produtos comerciais como o (PBS) BionolleTM (330 g m-2 d-1) e (PBAT) Ecoflex® (272 g m-2 d-1). Neste trabalho foi possível desenvolver um material promissor com características desejadas no setor de embalagens biodegradáveis com ampla aplicação na indústria de alimentos.

Palestrante: Dr. Jaiber Rodriguez Llanos

Doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais pela FZEA – USP (2018), mestre em Ciência da Engenharia de Alimentos pela FZEA – USP (2014), formado como Engenheiro Agroindustrial pela Universidad Nacional de Colômbia (2010), fez intercâmbio no Texas A&M University, College Station, TX – USA e I.N.R.A Institut National de la Recherche Agronomique, Montpellier – França. Possui Experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento de produto e Ciência e Tecnologia de Alimentos; assim como no desenvolvimento de compósitos biodegradáveis nanoestruturados a partir do processo de extrusão, atuando principalmente nos temas de desenvolvimento e caracterização físico-química dos filmes.

Data:
01/11/2018