• Este evento já passou.

Evento da USP – Mulheres na Ciência

08/03/2021

A Pró-reitoria de Pesquisa e o ECar – Escritório de Desenvolvimento de Carreiras PRG/USP convidam para a jornada “Mulheres na Ciência”.

A jornada se estenderá por todo o dia 8 de março de 2021, Dia Internacional da Mulher. Durante todo o período haverá eventos destinados a celebrar e a promover a Carreira da Mulher Pesquisadora, em todas as faixas de escolaridade, do ensino médio à pós-graduação.

Agenda do dia:

08h30 – 09h00: Abertura dos trabalhos do dia e das Oficinas, com a presença do Prof. Antonio Carlos Hernandes (Vice-reitor da USP), da Profa. Tania Casado (Coordenadora do ECar- PRG/USP) e do Prof. Sylvio Roberto Accioly Canuto (Pró-Reitor de Pesquisa da USP).

09h00 – 11h00: Oficina “Aspirantes a Pesquisadoras”. Público-alvo: Alunas do Ensino Médio. Profa. Elysandra Figueredo Cypriano (IAG/USP), Profa. Janina Onuki (Diretora do IRI/USP), Pesquisadora Gabriela Ferreira (IRI/USP) e Mestranda Ester Borges (FFLCH/USP).

13h00 – 14h30: Oficina “Talentos em Pesquisa na Graduação”. Público-alvo: Alunas de Graduação. Profa. Roseli de Deus Lopes (Vice-diretora do IEA/USP).

15h00 – 16h30: Oficina “Pesquisa e inovação: da geração do conceito à concessão da patente”. Público-alvo: pesquisadoras de pós-graduação. Profa. Zilda de Castro Silveira (EESC/USP).

17h00 – 17h30: Abertura das Sessões Solenes – Mesas de debates e Premiação, com a presença das seguintes autoridades da Universidade de São Paulo:  Prof. Vahan Agopyan (Magnífico Reitor), Prof. Antonio Carlos Hernandes (Vice-reitor), Profa. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (PRCEU), Prof. Edmund Chada Baracat (PRG), Prof. Carlos Gilberto Carlotti Jr (PRPG) e Prof. Sylvio Roberto Accioly Canuto (PRP).

17h30 – 18h30: Primeira mesa de debates – “Gênero: um Olhar Feminino”. Convidadas: Professoras Maria Arminda do Nascimento Arruda (FFLCH/USP Mulheres), Maria Cristina Correia Leandro Pereira (FFLCH), Adriana Alves (IGc) e Gabrielle Weber (EEL). Mediação: Profa. Ana Paula Magalhães (FFLCH/PRP).

18h30 – 19h30: Segunda mesa de debates – “Trajetórias de Sucesso de Mulheres na Pesquisa”. Convidadas: Professoras Janina Onuki (IRI), Liedi Legi Bariani Bernucci (EP) e Ester Cerdeira Sabino (FM). Mediação: Profa. Tania Casado (FEA/ECar).

19h30 – 20h00: Cerimônia de entrega do Prêmio “Mulheres na Ciência” às pesquisadoras da USP: Ester Cerdeira Sabino (FM), Larissa Dias da Cunha (FMRP), Lorena Guadalupe Barberia (FFLCH), Lúcia Helena Faccioli (FCFRP), Ludhmila Abraão Hajjar (FM), Maria Rita Passos-Bueno (IB), Marisa Dolhnikoff (FM), Regina Pekelmann Markus (IB) e Thais Mauad (FM), por suas contribuições no enfrentamento à COVID-19.

As oficinas programadas das 9h00 às 16h30 serão transmitidas pelo Canal ECar no YouTube: https://www.youtube.com/c/ECarUSP.

Os eventos programados das 17h00 às 20h00 serão transmitidos pelo Canal USP no Youtube: https://www.youtube.com/canalusp.

A PRP e o ECar/PRG esperam toda a comunidade USP para, juntos, divulgarmos, estimularmos e enaltecermos o papel da mulher na Ciência.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail prp@usp.br ou carreiras@usp.br.

Data:
08/03/2021