• Este evento já passou.

Poli recebe palestra sobre duplo diploma de pós-graduação com a Universidade de Houston

28/02/2020 - 08:00 - 17:00

A Escola Politécnica (Poli) da USP receberá, no dia 3 de março, terça-feira, às 11h, uma palestra de divulgação de oportunidades de duplo-diploma de mestrado e doutorado, e colaboração em pesquisa entre a Poli e a University of Houston, com a professora Debora F. Rodrigues, da universidade americana.

O evento é aberto e destinado a docentes e alunos de pós-graduação. Será realizado no Anfiteatro da Engenharia Química (Priscila Aya Shimizu), que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco-19 (piso superior).

Titulo: Processo de Dupla Titulação (Ph.D.) entre University of Houston (USA) e Universidade de São Paulo – Poli

Resumo:

No ano passado a Universidade de São Paulo – POLI assinou um acordo de dupla titulação (MSc – mestrado e Ph.D.- doutorado) com a University of Houston, nos Estados Unidos, Texas. Este acordo tem o objetivo defomentar colaborações entre os professores de engenharia da Poli-USP e do Cullen College of Engineering da University of Houston (USA). O desenvolvimento desta colaboração tem o objetivo de beneficiar as duas instituições via o aumento de numero de publicações em jornais de alto impacto, com alunos se graduando nas duas instituições, e identificação de agências de fomento para o financiamento de pesquisa entre o Brasil e os Estados Unidos. Nesta dupla titulação, professores da Poli ou da Universidade de Houston, via troca de alunos, irão orientar juntamente um aluno que tenha sido aceito na pós-graduação da Poli ou da Universidade de Houston. O aluno, após completar os requisitos do programa de pós-graduação das duas instituições e ter uma residência de pelo menos 1 ano na instituição parceira, receberá um diploma da USP-Poli e da UH. Nesta apresentação, a Prof. Debora F. Rodrigues, Professora da University of Houston, irá apresentar para os professores e alunos de pós-graduação da POLI os mecanismos para inscrição e obtenção da dupla titulação na Universidade de Houston com a POLI. A Prof. Rodrigues também irá apresentar os diferentes departamentos de engenharia na Universidade de Houston e suas principais áreas de pesquisa para que professores e alunos da POLI interessados na dupla titulação possam identificar potenciais colaboradores para a dupla titulação. Nesta apresentação, ela também responderá perguntas relacionadas ao financiamento da dupla titulação dos alunos da POLI nos Estados Unidos pelos professores da UH. Adicionalmente, ela discutirá como professores da POLI e da UH podem identificar juntamente agencias de fomento à pesquisa nos Estados Unidos para financiar projetos de pesquisas envolvendo as duas instituições.

Data:
28/02/2020