Carregando Eventos

• Este evento já passou.

Curso de difusão sobre Bibliometria

22/07/2019 - 08:00 - 17:00

No dia 22 de julho de 2019, das 8h às 17h, o Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP realiza o curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática”. Coordenado pela Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho, o curso é ministrado pelos doutorandos Diego Honorato Clemente e Graziela Darla Araújo Galvão (PPGEP-USP) e voltado a estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer áreas do conhecimento que tenham interesse sobre o método bibliométrico.

A bibliometria tem sido uma técnica bastante difundida para realização da pesquisa acadêmica e com um grande potencial de publicação de seus resultados em periódicos de alto impacto. É útil na formação desde alunos de graduação, na fase de monografia, até mestrado e doutorado.

O objetivo do curso é difundir os conhecimentos sobre a aplicação do método bibliométrico, sendo utilizados em aula os softwares VosViewer e Ucinet. Além de uma introdução teórica sobre a bibliometria, o curso enfatiza a prática através das etapas para realizar uma análise bibliométrica: (i) processo de amostragem e busca nas bases científicas, (ii) extração de dados e arquivamento e (iii) análises descritivas e de redes sociais. Ao final do curso, o participante estará apto a realizar todas as etapas da bibliometria.

As inscrições para o curso ocorrem até o dia 15 de julho de 2019, de duas formas: online através do site www.vanzolini.org.br; presencialmente na Fundação Vanzolini, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h (Endereços: Avenida Paulista, 967 – 3o andar – Bela Vista – SP; ou Avenida Professor Luciano Gualberto, 1380 – Cidade Universitária – SP). Para o processo de seleção, são necessários o preenchimento da ficha de inscrição e a apresentação do currículo profissional. Haverá uma análise curricular prévia para avaliar se o estudante está apto a realizar o curso. O investimento é de R$ 370,00.

Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Cursos da Fundação Vanzolini (E-mail: extensaopro@usp.br; Telefone: (11) 5525-5810).

Data:
22/07/2019