A cada semestre, por ocasião da abertura do processo de matrícula, o sistema Júpiter determina para cada estudante ativo da Escola Politécnica:

1. Total de Créditos Acumulados (CA): número de créditos cursados pelo aluno nas disciplinas constantes na estrutura curricular do curso no qual esteja alocado.
  2. Média Suja (MS): média ponderada pelo número de créditos de todas as disciplinas cursadas pelo aluno, constantes na estrutura curricular do curso no qual esteja alocado.
  3. Período de Matrícula (PM): semestre em que o aluno será matriculado, levando em conta seu desempenho (número de créditos cumpridos sem reprovação) na estrutura curricular do curso escolhido.

O cálculo do Período de Matrícula (PM) de cada aluno será determinado segundo:

A) Vetor de Número de Créditos Cumulativos no Curso (NC)

É calculado a partir do número de créditos cumulativos das disciplinas obrigatórias e eletivas levando em conta o Período ideal (PD) da grade curricular do curso escolhido.

Exemplo: o aluno no curso com as seguintes habilitações:

Períodos

3011 / 0 – Ciclo básico

3031 / 0 – Grande área Engenharia Elétrica

3031 / 190 – Opção Energia e Automação

B) Créditos acumulados do aluno (CA)

Obtido pela soma dos créditos das disciplinas obrigatórias e eletivas (constantes da grade curricular das habilitações abertas para o aluno) aprovadas, dispensadas, aproveitamento de estudo, acrescido do número de créditos admitidos para débitos (F = 12).

Exemplo: Se um aluno tem acumulado 164 créditos e o F estabelecido é 12:

CA + 12 = 176

C) Período aluno (PA) = semestre ideal do aluno

É a posição correspondente do número de créditos acumulados pelo aluno (CA) no vetor de créditos do curso (NC).

Exemplo: Para esse aluno que tem o crédito acumulado que o classifica entre o 6º (167) e o 7º períodos (195), o período será 7.

D) Período ideal de matrícula (PM)

Ajuste para situar o aluno no período de matrícula:

Se o PA é par PM = PA + 1

Se o PA é ímpar PM = PA

Por ocasião da matrícula, eventualmente, o número de alunos que solicitam uma determinada turma pode ser superior ao número de vagas disponíveis. Nesse caso, têm prioridade os alunos cujos Períodos de Matrícula (PM) sejam mais próximos, desde que maiores, do Período da Disciplina (PD). Especificamente:

• Prioridade 1 – alunos com PD = PM período ideal
  • Prioridade 2 – alunos com PD = PM – 2 débito de um ano
  • Prioridade 3 – alunos com PD = PM – 4 débito de dois anos
  • Prioridade 4 – alunos com PD = PM – 6 débito de três anos
  • Prioridade 5 – alunos com PD = PM – 8 débito de quatro anos
  • Prioridade 6 – alunos com PD = PM + 2 antecipação de um ano
  • Prioridade 7 – alunos com PD = PM + 4 antecipação de dois anos
  • Prioridade 8 – alunos com PD = PM + 6 antecipação de três anos
  • Prioridade 9 – alunos com PD = PM + 8 antecipação de quatro anos

Nota: Como critério de desempate será utilizado as médias sujas (MS) decrescentes e depois os números de créditos acumulados (CA) decrescentes, disponíveis na época do processamento de matrícula.