Grupo de acolhimento e promoção à saúde da Escola Politécnica da USP

Boas-vindas ao Grupo de Acolhimento e Promoção à Saúde da Poli!

O GAPS, como também é chamado, é uma iniciativa da Escola Politécnica que surgiu com o objetivo de manter as pautas sobre saúde mental, permanência e bem-estar dentro da Poli e, assim, torná-la um lugar mais acolhedor e inclusivo para as próximas gerações. Para isso, o grupo conta com a ajuda de professores, estudantes, funcionários e colaboradores para a elaboração de diversos projetos que visam o cumprimento de tal objetivo. Dentre eles, podemos citar:

  1. Conscientização e divulgação de informações

O GAPS vem trabalhando na criação de cartilhas informativas a fim de informar sobre diferentes pautas relacionadas à bem estar, saúde física e mental, acolhimento e permanência, além de instruir sobre onde buscar ajuda e/ou apoio psicológico. Para ver as já existentes, acesse o link.

Além disso, o grupo também foi responsável pela criação de vídeos, postagens e outros materiais no decorrer do ano, para conscientização e divulgação de informações. Algumas inclusive contaram com a colaboração do Centro de Valorização à Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio de modo gratuito e voluntário. Para saber mais, acesse nossas redes sociais!

  1. Rodas de conversa

As rodas de conversa organizadas pelo Grupo de Acolhimento e Promoção à Saúde visam promover um ambiente confortável para que os alunos possam desabafar e contar suas experiências pessoais na Poli. Algumas contam, inclusive, com a presença de especialistas para que possamos ter o devido respaldo técnico.

  1. Projeto de Tutoria e Estou na Poli

O Projeto de Tutoria foi desenvolvido de modo a auxiliar os ingressantes em seu processo de entrada na universidade por meio do contato com veteranos de seu curso. Com o mesmo fim, também foi realizado o projeto Estou na Poli, em que foram disponibilizados vídeos com a ajuda de professores que introduziram conceitos fundamentais para as disciplinas do primeiro semestre, de modo a tornar a transição ao meio universitário mais tranquila.

  1. Reforma dos espaços

Baseado em diversas reuniões e em sugestões apontadas pelos estudantes através de um formulário de consulta, o GAPS foi capaz de propor melhorias aos espaços de convivência e estudo da Escola Politécnica.

  1. Aperfeiçoamento Didático dos Professores

O projeto tem como objetivo selecionar cursos, iniciativas e/ou indicações para recomendar aos professores da Escola Politécnica, a fim de conscientizá-los sobre pautas sociais importantes e, assim, permitir um maior diálogo entre o corpo docente e os estudantes, além de promover um ambiente mais inclusivo para todos.

Além disso, o Grupo de Acolhimento e Promoção à Saúde também organiza eventos como o Setembro Amarelo e outros que ocorrem na Universidade com o mesmo escopo.

Para saber mais sobre o GAPS, acesse nossas redes sociais abaixo! Além disso, o grupo é aberto a todos alunos, professores e funcionários que queiram contribuir com a causa. Caso queira participar, entre em contato conosco!

Facebook: https://www.facebook.com/grupodeacolhimento