Participação feminina na Poli-USP

Uma iniciativa da Escola Politécnica da USP para fomentar a inclusão feminina nas carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Valores referentes a 2020:

18,86%

Alunas de graduação

914 alunas de um total de 4846.

26,49%

Alunas de pós-graduação

528 alunas de um total de 1993.

13,5%

Professoras

57 docentes de um total de 419.

Conheça as iniciativas realizadas na Poli ligadas à inclusão de feminina na
Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática

A Escola Politécnica da USP foi fundada em 1893, e apenas em 2018 uma mulher ocupou o seu cargo de direção. O aumento da participação feminina na escola de engenharia vem crescendo, e é uma preocupação das lideranças universitárias, já que a diversidade é essencial para a inovação. 

Diferentes perspectivas contribuem para que sejam alcançadas as melhores soluções para os desafios científicos e tecnológicos enfrentados pela humanidade. Além disso, permitir que meninas e meninos sigam a sua vocação, com base em suas aptidões e livres escolhas, é garantir os direitos dos mesmos.

Nesta página, concentramos as informações e notícias ligadas ao tema promovidas na Escola Politécnica da USP.

"Quando mulheres e meninas não são integradas, a comunidade perde habilidades, ideias e perspectivas que são pontos críticos para enfrentar os desafios globais"
Liedi Légi Bariani Bernucci
Primeira diretora da Poli-USP

Notícias

Trajetórias politécnicas

Vídeos e transmissões de eventos

Professoras, alunas e ex-alunas da Poli-USP falam sobre as suas carreiras nas diversas áreas da engenharia

Diretora da Poli-USP, professora Liedi Bernucci, apresenta desafios para inclusão de mulheres na ciência e engenharia

Na apresentação da professora sobre o tema, na qual apresentou dados do Fórum Econômico Mundial sobre a importância da igualdade de gênero na competitividade de um país, uma vez que o talento é um dos fatores mais essenciais para o crescimento. “Quando mulheres e meninas não são integradas, a comunidade perde habilidades, ideias e perspectivas que são pontos críticos para enfrentar os desafios globais”.

Este material foi produzido pela equipe de Comunicação e Imprensa da Escola Politécnica da USP. 

Caso tenha sugestões, envie para comunicacao.poli@usp.br.

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