Laboratório LIA-Maxwell formaliza esforços em pesquisa entre universidades brasileiras e francesas

Será realizada na próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), a Cerimônia de Inauguração do Laboratório Internacional Associado James Clerk Maxwell (LIA-Maxwell).

O LIA-Maxwell é fruto da ação conjunta de cinco grupos de pesquisa, três brasileiros e dois franceses, no domínio dos métodos numéricos aplicados à Engenharia Elétrica. Estes grupos já atuam há cerca de 20 anos em atividades de pesquisa conjuntas e tem mais de 50 publicações em comum em revistas internacionais, além de diversas teses coorientadas entre os professores de diferentes universidades. O laboratório é composto por grupos de pesquisa brasileiros da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de Minas Gerais, além dos laboratórios franceses parceiros, Laboratoire Ampère (Lyon) e G2Elab (Grenoble).

De acordo com o documento que oficializa o acordo de colaboração, “o LIA-Maxwell propiciará uma estrutura de fomento e coordenação, a fim de promover o intercâmbio da informação científica através de teses em co-tutela, bancas de tese mistas, intercâmbios de média e longa duração de pesquisadores e publicações científicas em parceria”.

As principais áreas de pesquisas do LIA-Maxwell são: Modelos Numéricos para o Eletromagnetismo, Metodologias de Concepção e Otimização de Dispositivos e de Sistemas Eletromagnéticos e Construção de Modelos e Materiais bem adaptados a Simulações Numéricas.

A cerimônia será realizada na sala S07 do Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), no dia 23 de novembro às 17h, e será seguida de um coquetel nas dependências do prédio da Administração da Escola Politécnica.

O Edifício Paula Souza fica na Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 83.

O prédio da Administração da Escola Politécnica fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, trav.3, nº380.