Segunda edição do Poli Fórum debate o espaço do petróleo no processo de transição energética
- Mariana Ricci
- 19/11/2024

No último dia 18 de novembro, a Escola Politécnica (Poli) da USP promoveu a segunda edição do Poli Fórum, um evento voltado para discutir o papel da engenharia na transição energética. O tema do segundo debate, realizado no Auditório do prédio das Engenharias Mecânica, Mecatrônica e Naval, foi “O futuro dos reservatórios de óleo e gás em um novo cenário energético”.
O evento foi mediado pelo professor Gustavo Roque Assi e contou com a presença do professor Eduardo Gildin, da Texas A&M University, e do professor Márcio Sampaio, do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Poli.
O Poli Fórum é uma iniciativa que nasceu com o objetivo de discutir as transformações da engenharia no Brasil e no mundo, incentivando os estudantes a desenvolver novas tecnologias e enfrentar novos desafios.
Os professores Eduardo e Márcio, que têm como principal área de pesquisa a simulação de reservatórios de petróleo, debateram sobre o melhoramento da eficiência energética e compararam as realidades de produção de petróleo no Brasil e nos EUA.

O professor Eduardo explicou que, a curto prazo, os reservatórios continuarão produzindo combustíveis fósseis e que a transição energética acontecerá de forma lenta e gradual. Em um futuro próximo, com a redução de exploração de petróleo, o professor afirmou que os reservatórios ainda serão utilizados, mas como ferramenta de sequestro e contenção de CO2.
“A indústria de óleo e gás e a evolução dos reservatórios não são apenas um problema, eles podem ser, também, parte da solução”, finalizou Gustavo Assi.