Evento pretende contribuir com a discussão sobre a presença da mulher nas áreas de ciências e engenharia

O Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP realizará na terça-feira, dia 5 de junho, o “Fórum Internacional: Mulheres em Ciências e Engenharia”, das 8h30 às 12h na sala da Congregação da FEA/USP. O evento é organizado pelo LSI em parceria com a Boeing, e reunirá cinco mulheres de expressão em grandes empresas e instituições para discutir a importância da diversidade e o papel da mulher nas ciências e engenharia.

“Observamos que há dificuldade da ascensão da mulher para posições como presidência ou diretoria de empresas brasileiras. Um movimento importante vem acontecendo em empresas multinacionais como a GM, General Eletric, e a própria Boeing, mas nas empresas brasileiras, com exceção da Petrobrás, isso é pouco frequente”, observa Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da USP e uma das idealizadoras do evento. “A ideia de organizar este evento partiu da necessidade de discutir os motivos pelos quais isso acontece, e por que ainda há poucas mulheres nas áreas de ciências e engenharia”.

A professora explica que o evento reunirá mulheres que conseguiram ascender em empresas brasileiras e estrangeiras para discutir as dificuldades e tendências que envolvem a presença das mulheres no mercado de trabalho, como por exemplo, conciliar as questões pessoais e profissionais. “Esse evento é uma provocação para contribuir para essa discussão e ampliá-la, trazendo profissionais atuantes no mercado e na academia, para que a gente discuta e desmistifique: por que será que poucas mulheres procuram carreiras não só de engenharia, mas também em outras áreas de ciências?”. E completa, ressaltando a importância da presença da mulher nas mais diversas áreas do conhecimento, “a diversidade de olhares contribui com projetos de maior qualidade, e a presença feminina é muito importante para proporcionar essa diversidade”.

Entre as participantes do fórum estão Debbie Rub e Shelley Lavander, vice-presidentes e gerentes-gerais de duas divisões da Boeing Military Aircraft (Missiles and Unmanned Airborne Systems e Global Strike); Mônica Ferreira do Amaral Porto, Professora Titular e Vice-Chefe do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Poli-USP e Diretora-Presidente da Fundaçăo Centro Tecnológico de Hidráulica; Rachel Penido, Gerente de Sistemas na recém-criada Organização do Engenheiro Chefe, na Embraer; Érica Kitahara, Diretora da área de negócios em bioprocessos da GE na América Latina. Além da mediadora, Roseli de Deus Lopes, Professora Associada da Escola Politécnica da USP e Vice-Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da USP.

As vagas são limitadas, e a presença deverá ser confirmada pelo e-mail contato@lsitec.org.br.