Seminário reúne bolsistas do Programa de Intercâmbio Internacional da USP

Nos dias 17 e 18 de outubro, ocorreu o I Seminário do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação da USP, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Dois alunos da Escola Politécnica da USP, Matheus Csapo Gava, Engenharia Civil – Modalidade Mérito Acadêmico, e Bruno Bertelli Ferraro, Engenharia Química – Modalidade Empreendedorismo, fizeram apresentações e descreveram as atividades realizadas no exterior.

Os trabalhos da mesa foram coordenados pela Professora Dra. Heloisa Lee Burnquist, docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP). Em sua apresentação, a Professora Heloisa destacou o diferencial apresentado pelos alunos que realizam intercâmbio, citando a liderança entre as competências desenvolvidas pelos bolsistas quando de seu retorno ao Brasil.

Matheus Csapo Gava é aluno da Engenharia Civil da Poli/USP e realizou intercâmbio na Technische Universität München, Alemanha, considerada por diversos rankings mundiais a melhor universidade deste país. Ele foi contemplado com a Bolsa de Mérito Acadêmico, e permaneceu seis meses em intercâmbio. A bolsa Mérito Acadêmico têm por objetivo proporcionar formação e experiência acadêmica internacional aos seus alunos por intermédio da realização de cursos ou programas de pesquisa em Instituições estrangeiras de reconhecida qualidade. A bolsa tem duração de dois a seis meses, podendo a duração máxima ser estendida para até 18 meses, no caso de programas de Duplo Diploma.

Com base no modelo acadêmico interdisciplinar alemão, Matheus cursou disciplinas da Engenharia Civil, mas também da Arquitetura. “Estudar e viver em uma cidade como Munique me proporcionou uma imensa bagagem acadêmica e pessoal, principalmente devido à estrutura curricular mais flexível, o contato com novas tecnologias e a vivência da cultura alemã tanto no contexto da universidade quanto no estilo de vida.”

Bruno Bertelli Ferraro é aluno da Engenharia Química e realizou intercâmbio na Universidade de Hasselt, Bélgica. Ele foi contemplado na Modalidade Empreendedorismo e permaneceu quatro meses fora do País. Bruno realizou atividades de pesquisa de alto nível na área de Físico-Química de Superfícies e Ciências dos Materiais, em Nucleação e Crescimento Seletivo de nanocristais de Diamante sobre filmes finos de Nitreto de Alumínio. “Através do programa e do contato com o laboratório de lá, descobri minha paixão pela pesquisa. Graças a esta experiência pude ter contato com diferentes culturas e fazer verdadeiros amigos das mais diversas idades e partes do mundo. Agradeço muito ao programa pela oportunidade ímpar!”. A bolsa Empreendedorismo tem por objetivo proporcionar aos estudantes de graduação da USP oportunidades de treinamento no exterior, visando estimular o desenvolvimento da inovação tecnológica e do empreendedorismo. Buscando atender esse objetivo, 150 bolsas são disponibilizadas para estágios, com duração de dois meses a seis meses, a serem concedidas dentro do período de julho de 2013 a julho de 2014. (Fonte: http://www.reitoria.usp.br/intercambio/)

A Escola Politécnica recebeu o terceiro maior número de bolsas da Comissão Coordenadora do programa, totalizando sessenta e duas. Os alunos que concorreram à Modalidade de Mérito Acadêmico se candidataram durante os processos seletivos organizados pelo Serviço de Relações Internacionais, de acordo com as regras de cada Edital. A atribuição de cada uma das bolsas ficou a cargo da Comissão de Relações Internacionais.

Leia mais sobre o evento em http://www.usp.br/imprensa/?p=34361

Com informações do Serviço de Relações Internacionais da Escola Politécnica da USP