A 12ª edição da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que acontece de 18 a 20 de março, em São Paulo, nas dependências da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), contará com 331 projetos desenvolvidos por estudantes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental (8ª e 9ª anos), médio e técnico de todo o País. Os projetos, que oferecem soluções alternativas – muitas vezes inovadoras – para problemas da sociedade, serão avaliados por uma comissão julgadora. Durante o evento, o público também poderá eleger o projeto mais popular, postando seu voto no site da FEBRACE (www.febrace.org.br).

Os autores dos melhores trabalhos ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado 200 prêmios. Também estarão concorrendo a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada de 11 a 16 de maio, em Los Angeles (EUA). O Brasil já acumula 34 premiações nesta feira.

Os 331 projetos finalistas desta edição foram selecionados entre mais de 1.800 trabalhos submetidos diretamente pelos estudantes ou indicados por uma das 75 feiras afiliadas. Um colete salva-vidas com GPS, um bafômetro com controle de ignição em veículos e um teclado em braile maleável para ser sobreposto no teclado convencional são alguns dos projetos em destaque.

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia. Seu objetivo é despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Somente em 2013 a mostra envolveu mais de 24.500 alunos de todos os estados brasileiros no desenvolvimento de projetos investigativos. Os estudantes saem da FEBRACE com uma experiência extremamente positiva, acreditando no seu potencial e com mais perspectivas de uma carreira acadêmica e profissional.

Serviço:

A mostra pública de projetos da FEBRACE 2014 será realizada de 18 a 20 de março, das 14h às 19h, em uma tenda com 2,2 mil m² instalada no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária). A entrada é franca. Mais informações: www.febrace.org.br.