Os alunos projetaram e construíram o carro e estão classificados para a prova mundial nos Estados Unidos

A equipe Poli de Baja, formada por 14 alunos de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), venceu na categoria Velocidade Máxima na 20ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, que aconteceu de 13 a 16 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). Na classificação geral, a equipe ficou em terceiro lugar, garantindo o direito de participar da prova mundial Baja SAE Kansas, em maio, em Pittsburg, nos Estados Unidos.

No total, os alunos da Poli-USP levaram seis troféus: O primeiro lugar em Relatório de Projeto, o segundo em Aceleração, o terceiro lugar em Suspension & Traction, a Melhor Equipe da Região Sudeste, além da liderança em Velocidade Máxima e a terceira posição na classificação geral.

A 20ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, reuniu 67 equipes, que representaram mais de 60 instituições de ensino superior de engenharia de 18 Estados e o Distrito Federal. Os carros são projetados e construídos pelos próprios estudantes, sob a orientação de um professor da universidade que representam. Na Poli-USP, eles são acompanhados pelo Prof. Dr. Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola.

Bajas são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Na competição da SAE Brasil, os carros passam por avaliações estáticas e dinâmicas, além do enduro de resistência, que é feito em condições severas, em pista de terra.

Informações para imprensa:

Célia Domingues