Poli-USP promove a palestra internacional Disk Brakes sobre novas soluções para minimizar o ruído em freios a disco

A palestra, em 5 de novembro, será ministrada pelo professor Peter Hagedorn, da renomada universidade TU Darmstadt, da Alemanha

O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) promove, em 5 de novembro, a palestra Disk Brakes: Dynamics, Vibrations and Noise, New Results, sobre novas soluções para a minimização do ruído (squeal noise) em freios a disco – um desafio até hoje para engenheiros de projetos e pesquisadores. Será ministrada pelo Prof. Dr. Peter Hagedorn, da Technische Universität Darmstadt, uma das universidades mais importantes da Alemanha na área de Engenharia.

Peter Hagedorn é líder do grupo de Dinâmica e Vibrações, que realizou o estudo na Universidade de Darmstadt. Ele explica que o ruído guinchado (squeal noise) de freio a disco ocorre por causa de vibrações autoexcitadas, as quais são difíceis de analisar e prever, seja por meio de abordagem experimental ou numérica (simulação). “Apesar de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento, a confiabilidade da previsão do guinchado ainda deixa espaço para melhorias”, diz o professor.

Os pesquisadores, liderados por ele, desenvolveram um método de simulação capaz de fornecer previsões muito mais precisas, além de critérios simples de projeto, que podem minimizar o problema do ruído em freios a disco.

Engenheiro mecânico, Peter Hagedorn nasceu em Berlim, na Alemanha, mas cresceu no Brasil (fez a graduação e o doutorado na Poli-USP). Em 1974, tornou-se professor titular da Universidade Técnica de Darmstadt. É autor de mais de 200 artigos e vários livros sobre o tema. Ele ministrará a palestra em português.

A palestra será realizada na Poli-USP, em São Paulo (SP), para profissionais do setor automotivo e estudantes da Escola e de outras universidades. A inscrição é grátis e deve ser feita no site do CEA: www.automotiva-poliusp.org.br/eventos/agenda

Palestra internacional DISK BRAKES: Dynamics, Vibrations and Noise, New Results

Data: 5 de novembro de 2014 (4ª feira)
Horário: 11 horas (duração prevista de uma hora)