FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Em sua 10ª edição, seminário vai apresentar processos e projetos atuais, além de abordar tecnologia, legislação e inclusão social

O Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) realiza, nesta sexta-feira (29/5) o 10º Seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos. O evento vai apresentar projetos e processos atuais em reciclagem, valorização de resíduos sólidos, preservação do meio ambiente e sustentabilidade socioambiental, por meio de palestras com pesquisadores de renome, líderes de associações e empresários que atuam no setor.

O seminário abordará assuntos atuais, a exemplo de acordos setoriais para reciclagem e logística reversa, e utilização de resíduos industriais em asfalto. “A independência energética é outro exemplo, já que a crise hídrica está impactando a oferta de energia – um insumo crítico para todas as indústrias, incluindo a de reciclagem”, cita o coordenador do evento, professor Hélio Weibeck.

Um dos destaques da programação é a apresentação da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, que vai trazer um panorama sobre resíduos sólidos no Brasil. Outro é a palestra do engenheiro mecânico Chicko Souza, idealizador do Movimento Greening, sobre economia circular (simbiose industrial), pela qual uma empresa aproveita os resíduos de outra como novos insumos para processos produtivos. “Especialista em materiais e reciclagem, Souza criou diversos processos de recuperação termo-mecânicos de resíduos com mais de 40 diferentes aplicações”, conta Weibeck.

No total, serão dez palestras. Tanto as do período da manhã como as da tarde serão encerradas com uma mesa-redonda, quando todos os palestrantes responderão perguntas da plateia. O evento terminará com a premiação dos trabalhos científicos enviados por alunos e profissionais que tratam do tema. Os indicados ganharão livros técnicos sobre o assunto.

Serviço

10º Seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos

Quando: 29 de maio

Horário: 8h30 às 18h30.

Local: Auditório “Prof. Dr. Francisco Romeu Landi”. Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380 – Butantã. Cidade Universitária – São Paulo/SP.

Informações e inscrições no site http://reciclagemevalorizacao.com.br/

Print Friendly, PDF & Email