FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Especialistas nacionais e internacionais estarão reunidos na Escola Politécnica da USP no dia 30 de setembro

O Laboratório de Sustentabilidade (LASSU), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), realiza no dia 30 de setembro, das 8h30 às 18h, o workshop “Sustentabilidade em Foco”. O evento marca a comemoração dos cinco anos de existência do Laboratório e terá palestras nacionais e internacionais correlacionadas aos projetos de pesquisa e extensão que o LASSU vem desenvolvendo.

“O LASSU tem atuado nas áreas de Sustentabilidade nos Negócios; Sustentabilidade e Tecnologia; e Sustentabilidade Social. Procuramos, então, estruturar a programação do nosso workshop comemorativo trazendo especialistas importantes nessas áreas”, explica a professora Tereza Cristina Carvalho, coordenadora do Laboratório.

Na abertura, será feita uma apresentação sobre o LASSU e sua evolução ao longo de seus cinco anos de existência. Depois, o professor da Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA) e ex reitor Jacques Marcovitch apresentará a palestra Para Mudar o Futuro. “Essa palestra trará uma reflexão sobre como evoluiu o tema sustentabilidade nos últimos cinco anos e discutirá os desafios de sustentabilidade para os próximos cinco anos”, diz. A mediadora será a jornalista Débora Fortes.

A seguir haverá palestras focadas na Sustentabilidade nos Negócios. Florent Pratlong, da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, vai apresentar o tema Economia para um Mundo Sustentável. Pratlong tem se destacado nas áreas de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade e foi responsável pela coordenação do Módulo Internacional do MBA LASSU USP – Governança e Inovação de Tecnologias Digitais com Sustentabilidade junto à Sorbonne. Segundo a coordenadora do LASSU, ele tem muito interesse de trabalhar com a indústria brasileira.

A próxima palestra do workshop será apresentado por Ilse Maria Biason Guimarães, superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). Ela vai trazer um estudo de caso sobre a sustentabilidade na cadeia produtiva da indústria de calçados.

As duas palestras seguintes vão abordar o eixo Sustentabilidade e Tecnologia. A professora Tereza Cristina Carvalho irá falar sobre Inovação e Sustentabilidade. O tema Eficiência Energética em Nuvem será abordado por Catalin Meirosu, pesquisador máster da Ericsson Research, na Suécia. Meirosu tem sido o coordenador pela Ericsson dos projetos de pesquisa que o LASSU vem desenvolvendo dentro do contexto dessa parceria. Ele já trabalhou em três projetos na área de Eficiência Energética para Tecnologia da Informação (TI) em conjunto com o Laboratório.

O último painel será dedicado à discussão sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Papel dos Catadores na Logística Reversa, atendendo ao eixo de atuação do LASSU focado nas questões de Sustentabilidade Social. Participam do painel Ana Maria Luz, presidente do Instituto GEA; João Redondo, diretor de Sustentabilidade da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee); e Teresa Villac, advogada da União. Valéria Dias, da Agência de Notícias da USP, é a mediadora.

A inscrição para o evento é gratuita e pode ser feita pelo endereço http://lassu.usp.br/node/add/inscricao5anos ou pelo email mba-lassu@usp.br. O workshop será realizado no Auditório Mário Covas, no Prédio Administrativo da Poli. O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo.

*****************************

Atendimento à imprensa:

Acadêmica Agência de Comunicação – www.academica.jor.br

Erika Coradin – erika@academica.jor.br

Tels. (11) 5081-5237 / (11) 5549-1863

Print Friendly, PDF & Email