A Escola Politécnica participou, nos dias 20 e 21 de outubro, das 9h às 21h, da 1ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia, evento esse promovido pela Prefeitura Municipal de Santos e pela Fundação Parque Tecnológico de Santos, por ocasião da 1a. Semana Municipal de Ciência e da Tecnologia de Santos. O evento foi sendo realizado no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (CONCAIS), em Santos, e contou com participação de diversas universidades e escolas técnicas da região, como a UNIFESP, FATEC e Centro Paula Souza. A organização do evento tinha como objetivo fomentar o desenvolvimento tecnológico local e apresentar atitudes inovadoras no âmbito do empreendedorismo.

O estande da Poli-USP contou com representantes da equipe do Escritório de Relacionamento, setor responsável por apresentar a Escola, os cursos de graduação e sua estrutura curricular, as formas de ingresso e os projetos de extensão, como os projetos Thunderatz e PoliMilhagem, que levaram seus representantes.

O Poli Milhagem levou um protótipo que despertou a curiosidade dos visitantes da Feira. Em atividade desde 2006, o projeto tem como objetivo por em prática os conhecimentos teóricos obtidos pelos alunos durante o curso de Engenharia, e para isso os estudantes projetam e constroem protótipos visando o consumo mínimo de combustível. Na feira foi apresentado o modelo PoliPosition II, que na competição de 2014 alcançou a marca de 287 km/litro. Já a equipe de robótica da Poli-USP, Thunderatz, apresentou um dos seus robôs de combate. A equipe surgiu em 2001 e foi reformulada em 2005. Orientado pelo Prof. Marcos Ribeiro Pereira Barretto, o grupo desenvolve mecanismos robóticos que são postos à prova contra outros robôs em competições nacionais e internacionais.

A estudante da Poli-USP Carol Nascimento, que estuda Engenharia de Petróleo no campus de Santos, afirma que faz questão de estar presente neste tipo de evento sempre que possível. A futura engenheira, que estudou no cursinho da Poli-USP e conquistou uma vaga este ano, conta que, além de divulgar o curso e o campus, participando dessas feiras o estudante acaba conversando e tirando as dúvidas de muitos jovens que estão perdidos em relação ao que fazer na graduação. “A Poli é uma escola de grande importância e, como o campus de Santos é novo, é essencial divulgarmos e apresentar o que fazemos e como fazemos. Mesmo que seja ainda muito novo, com poucos alunos, mostrar que temos bons laboratórios, o quanto a Poli é grande e abrange muita coisa além da engenharia, seja por grupos de extensão ou projetos de iniciação científica, e que tem muito a oferecer pra sociedade e não é intocável. Não só para os jovens, mas também para outros públicos”.

Outras informações sobre o evento no site www.semanactsantos.com.br.