Em seminário, professor Edward A. Lee, do departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade da Califórnia, Berkeley, fala sobre A Internet das Coisas Importantes

A Escola Politécnica da USP receberá, na sexta-feira, dia 6 de novembro, a palestra “A Internet das Coisas Importantes”, com o professor Edward A. Lee, do departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade da Califórnia, Berkeley. Com o tema proposto, Lee  lança sua provocação em torno da Internet das Coisas, ideia que tem revolucionado o dia-a-dia das pessoas, conectando quase tudo à internet. Neste encontro, o professor, que tem como foco de sua pesquisa sistemas computacionais embarcados, analisará como as tecnologias emergentes podem se traduzir em melhores modelos e melhores métodos de engenharia para esta evolução da Internet das coisas importantes.

Sistemas ciber-físicos que integram computação, redes de comunicação e dinâmica física; aplicações que incluem energia, biomedicina, edifícios inteligentes e sistemas militares, para citar apenas alguns de seus usos. Sistemas cada vez mais utilizados, mas que têm como grande desafio fazer com que essa tecnologia seja confiável, previsível e controlável o suficiente para as coisas “importantes”, tais como sistemas de segurança e missão crítica. É desse contexto que o Professor Edwad A. Lee, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, fala na terceira edição do Ciclo de Palestras Swarm Computing e Internet das Coisas, organizado pelo Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP).

Formado pela Yale, com mestrado pelo MIT e P.hD pela Berkeley, Lee é Professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Atualmente, é também diretor do Centro de Pesquisa TerraSwarm (http://terraswarm.org) que reúne nove universidades; diretor da Chess (Centro para Sistemas Híbridos e de Software Embarcado); e diretor do projeto Ptolomy. Ele liderou o desenvolvimento de vários pacotes de software de código aberto influentes, nomeadamente Ptolomy e seus vários derivados. Membro do IEEE, Lee foi um NSF Presidential Young Investigator, e recebeu, em 1997, o Prêmio de Educação em Engenharia, “Frederick Emmons Terman Award”.

Ciclo de Palestras Swarm Computing e Internet das Coisas

O Ciclo de Palestras Swarm Computing e Internet das Coisas tem como principal objetivo trazer discussões de aspectos técnicos e científicos sobre o tema. A Internet das Coisas (IoT) é uma rede de objetos físicos ou “coisas” com eletrônica, software, sensores e conectividade. Esta conectividade de todas as coisas permite a geração de valor pelo oferecimento de novos serviços e pela geração de informação pela troca de dados com o fabricante, operador e outros dispositivos conectados pela Internet. Já o termo Swarm, considera a formação de uma inteligência coletiva, onde dispositivos computacionais cooperam dinâmica e oportunisticamente, gerando redes orgânicas e heterogêneas. Neste cenário, a comunicação entre as coisas torna-se fundamental.

Ao longo de 12 meses serão realizados encontros com profissionais de diferentes países, ativamente envolvidos com a área de Internet das Coisas, seja no ambiente acadêmico ou da indústria, para discutir os aspectos técnicos da aplicação da IoT. O ciclo já recebeu Dr. David Robertson e Dr. Dave Murray-Rust (ambos da Universidade de Edimburgo) e Jon “Maddog” Hall (Presidente da Linux Professional Institute). Entre os temas abordados em todo o ciclo, estão “Web of Things”, Segurança na IoT, Cidades Inteligentes, entre outros.

Organizado e realizado pelo Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP) e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), o Ciclo de Palestras Internet das Coisas conta com o apoio do IEEE, CESoc, W3C, LSI-TEC, Centro de Engenharia Elétrica e Computação da POLI-USP, IME-US e POLI-USP; e financiamento da LG Electronics.

A Internet das Coisas Importantes

Ciclo de Palestras em Swarm Computing e Internet das Coisas

Dia: Sexta-feira, 6 de novembro, das 12h30 – 13h30

Palestra presencial em Inglês (sem tradução)

Local: Auditório da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-USP)

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 71 – Travessa Três – Butantã, São Paulo.

(Lugares limitados)

Inscrições, acesse o site: http://goo.gl/forms/mYNaNgmVkW