Proposta é formar um engenheiro globalizado, capaz de lidar com problemas complexos e enfrentar os grandes desafios deste século

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), em parceria com o Groupe das Écoles Centrales, da França, planeja para 2018 iniciar um novo curso de Engenharia no campus da USP em Santos, no litoral paulista. Diferentemente dos demais, o novo curso da Poli terá uma abordagem mais generalista com o objetivo de formar profissionais globalizados, capazes de lidar com problemas complexos e enfrentar os principais desafios da Engenharia deste século.

O novo curso será ministrado em três línguas – Português, Francês e Inglês – por docentes da Escola Politécnica e do Groupe das Écoles Centrales, compostos por cinco escolas: a Centrale Supélec em Paris, e as École Centrales de Lille, de Lyon, de Marseille e de Nantes. “Trata-se de um grupo que lidera a educação superior na França e que tem um longo histórico de colaboração com a Escola Politécnica”, destaca o diretor da Poli, prof. José Roberto Castilho Piqueira.

As tratativas para a parceria tiveram início em setembro, quando a Poli recebeu a visita de uma delegação do grupo francês e assinou uma carta de intenções. “A assinatura da carta foi o primeiro passo para a instalação do novo curso em Santos, cidade considerada estratégica não só para o desenvolvimento da economia paulista na próxima década, como também para a pesquisa e o ensino de graduação e pós-graduação”, afirma Piqueira.

Uma comissão de docentes e funcionários está encarregada de preparar um plano pedagógico inovador para o novo curso, que integrará a experiência brasileira e a francesa no ensino da Engenharia. O curso, como os demais da Poli, será gratuito. O acesso será pelo vestibular.

Poli em Santos – Desde 2012, a Escola Politécnica mantém em Santos um curso de graduação em Engenharia de Petróleo. Anualmente, são oferecidas 50 vagas para o curso. A Poli também tem investido em infraestrutura laboratorial para fomentar trabalhos de pesquisa e já se prepara para oferecer, num futuro próximo, cursos de pós-graduação.