A equipe brasileira participante das Olimpíadas Internacionais de Física foi recebida na Escola Politécnica da USP entre dias 20 a 24 de junho de 2016, como parte do seu treinamento para a competição realizada entre os dias 11 e 16 de julho, em Zurich, na Suíça. O evento teve a participação de representantes de 87 países e 400 alunos, e a equipe brasileira conseguiu conquistar uma medalha de ouro, uma de prata e três de bronze, sendo este o melhor resultado obtido pelo Brasil desde sua primeira participação em 2000.

A coordenação da Olimpíada Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira de Física, ressaltou a importância do apoio da diretoria da Escola Politécnica, e em especial aos professores Magno Teófilo Madeira da Silva, Antônio Carlos Seabra, Roberto Koji Onmori e funcionários técnicos e outros colaboradores da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica. “A infraestrutura oferecida pela Escola Politécnica, o empenho dos professores e técnicos, e a dedicação de todos foram decisivas para este resultado”. O professor Antônio Carlos Seabra explicou que a equipe da Poli se dispôs a dar um treinamento prático na parte de circuitos elétricos e eletrônica, o que pode ser uma deficiência no ensino dos alunos brasileiros, já que para o ensino desta parte prática é necessária uma infraestrutura de laboratórios. Além dessa contribuição, a Escola recebeu o treinamento oferecido por professores do Instituto de Física da USP e da Unicamp.