Foram entregues 68 certificados a alunos e funcionários da Poli-USP que foram voluntários em projetos sociais promovidos pelo Programa.

Alunos e funcionários da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), que contribuíram como voluntários em projetos sociais realizados no primeiro semestre deste ano, no âmbito do Programa Poli Cidadã, receberam ontem (11/07) seus certificados de participação. A cerimônia ocorreu no prédio da Administração da Poli e contou com a presença do professor José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Escola; da professora Liedi Légi Bariani Bernucci, vice-diretora; e do coordenador do Programa, o professor Antonio Luis de Campos Mariani, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Na abertura do evento, o diretor da Poli ressaltou a importância do Programa e disse estar muito contente por ter, em seu mandato, apoiado projetos que ele considera fundamentais para a sociedade. Piqueira defendeu a formação de engenheiros de alto nível e comprometidos com o rigor ético. “Eu quero que vocês tenham consciência de que vivem em um ambiente que precisa de vocês para inúmeras coisas. Eu quero que vocês saiam da Politécnica sabendo disso e da importância da ética no mundo atual”, ressaltou.

Já a vice-diretora da Poli lembrou a todos que, em países desenvolvidos, os projetos sociais são muito valorizados. “Em um país como o nosso, com tantas diferenças sociais, nós que somos privilegiados temos que ter este papel”, enfatizou.

Piqueira também parabenizou a atuação do professor Mariani e a considerou decisiva para o bom funcionamento dos projetos – o que, na visão de Mariani, foi uma via de mão dupla: “O apoio da Diretoria tem sido fundamental”, destacou ele, após apresentar as iniciativas de 2017 e falar sobre o histórico do Poli Cidadã, que já contou com mais de 200 alunos voluntários.

Projetos realizados – No total, foram entregues 68 certificados – todos relacionados a três projetos. Um deles foi a Oficina de Redação, ministrada no dia 8 de abril pela funcionária Juliana Freire Leite, do Serviço de Cultura e Extensão da Poli. Juliana participa da Comissão Gestora do Poli Cidadã e tem formação em Letras-Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Na oficina, ela orientou e discutiu elementos que podem ajudar os alunos do ensino médio na redação do vestibular. Foi uma forma de preparar os monitores que ministram aulas ou tutorias nos projetos parceiros do Poli Cidadã, como o Projeto Kali e o Matemática em Movimento.

Outro projeto foi a Oficina de Brinquedos, realizada em parceria com alunos do Centro Acadêmico da Mecânica (CAM) da Escola. A atividade contou com a participação de crianças de 11 e 12 anos de duas instituições vizinhas à USP (ONG Sinhazinha Meirelles e a Escola Estadual Professor Emygdio de Barros), que puderam projetar e construir brinquedos.

O terceiro projeto foi feito em parceria com o grupo estudantil PET Mecatrônica e com o Projeto Envelhecimento Ativo, do Hospital Universitário, e resultou na realização da Oficina de Inclusão Digital. Voltada a funcionários e servidores terceirizados da USP, a atividade consistiu em aulas de informática gratuitas.

Confira as fotos do evento no álbum do Flickr da Escola Politécnica.

(Amanda Panteri)