Workshop organizado pelo RCGI é gratuito e aberto ao público.

Nesta quarta-feira (7/2), às 14h, na sede do Fapesp Shell Research Centre for Gas innovation (RCGI), na Escola Politécnica (Poli-USP), em São Paulo, pesquisadores do time de modelagem do Sustainable Gas Institute (SGI), da Inglattera, irão ministrar um workshop sobre o MUSE – Modular Energy System Simulation Environment. Os palestrantes Ivan Garcia Kerdan, Sara Budinis, Sara Giarola e Julia Sachs apresentarão a ferramenta e mostrarão suas aplicações no âmbito energético. O seminário, que acontece na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), é aberto ao público e dirigido a engenheiros e pesquisadores interessados em modelagem de cenários.

O MUSE simula caminhos plausíveis da transição dos sistemas de energia para uma economia de baixo carbono em uma escala global. O modelo trabalha o comportamento de investidores reais em diferentes cenários. A apresentação dará uma visão técnica geral da metodologia utilizada em módulos setoriais do MUSE pré-selecionados. Os setores cobertos são Geração de Energia, Indústria, Refinaria e Agricultura e Uso de Terras.

“A ferramenta simula o que vai acontecer nos próximos cem anos e fornece uma perspectiva global de oportunidades e desafios para a indústria de energia.  Nela, estão incluídas 28 regiões, representando o mundo todo”, explica a professora Celma de Oliveira, colaboradora de RCGI e professora do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Dia: 7 de fevereiro

Horário: 14h

Local: Sede do RCGI (Av. Professor Mello Moraes, 2231, prédio da Engenharia Mecânica e Naval da Poli-USP, Cidade Universitária – São Paulo).

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Acadêmica Agência de Comunicação