A Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) premiou, nesta quarta-feira (17/11), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), os estudantes do Departamento de Engenharia de Transportes que obtiveram as melhores notas no trabalho final da disciplina de Informações Espaciais 1.

O trabalho consistiu em um levantamento planialtimétrico, cujo objetivo é determinar as coordenadas da superfície de um terreno a partir de uma origem pré-definida, de uma área de 20 mil metros quadrados da cidade universitária, na zona sul da capital paulista.

Dos cerca de 200 alunos que participaram da atividade, foram premiados os 12 melhores grupos, em um total de cerca de 60 estudantes que receberam diploma, medalha e valores em dinheiro. O levantamento planialtimétrico gera, como produto final, um documento que descreve o terreno com exatidão, incluindo medidas planas, ângulos e diferenças de nível.

“De junho a setembro desse ano, os estudantes fizeram uma série de medições de ângulos e distâncias, pegando diferentes pontos em evidência para registrar no documento edifícios, árvores, postes e algumas áreas livres da USP, além de detalhes menores que também foram incluídos nas plantas, como bueiros e caixas de luz”, explica Denizar Blitzkow, docente do Departamento de Engenharia de Transportes e um dos coordenadores do prêmio.

O professor explica que projetos semelhantes são realizados pelos alunos da Poli desde 1938. “Hoje as medições planialtimétricas são feitas com equipamentos de última geração, o processamento dos dados é todo computadorizado. Antigamente as medições eram feitas a mão”, lembra Blitzkow.

Entre os critérios para a escolha dos melhores trabalhos estão a qualidade e a precisão do levantamento e das plantas finais, além do nível de detalhamento dos dados processados. Entrevistas com os alunos, após a conclusão das atividades, também ajudaram na escolha dos vencedores.

A premiação é concedida há dez anos com o nome de “Prêmio Base Aerofotogrametria”. “Esta foi a primeira vez que a Associação dos Engenheiros Politécnicos concedeu a honraria, que passou a se chamar Prêmio AEP”, conta. “Tradicionalmente, o prêmio tem servido de incentivo para o aprendizado de novas técnicas de engenharia junto ao desenvolvimento de trabalhos de excelência, que hoje usam tecnologias atuais e muito mais sofisticadas”, disse Blitzkow.