Cerca de 250 estudantes conheceram laboratórios e assistiram palestras sobre engenharia, a instituição centenária e a vida universitária

Fotos da visita.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) recebeu, no dia 6 de novembro, 257 alunos da rede pública de ensino para uma visita monitorada a alguns dos seus laboratórios. A programação contou com palestras sobre a área do conhecimento e sobre as possibilidades para o futuro dos estudantes de engenharia, as mudanças no vestibular, cotas, e outras informações sobre a carreira. A visita foi organizada pelo Escritório de Relacionamento da Poli-USP, setor responsável por levar informações sobre a Escola a mais de 200 mil estudantes, anualmente, em feiras e palestras.

Os jovens visitantes participam da Competição USP de Conhecimento (CUCo), desafio criado pela Pró-Reitoria de Graduação exclusivamente para os estudantes da rede pública do Estado de São Paulo. Esta atividade faz parte da iniciativa #vempraUSP, programa desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cujo objetivo é incentivar o ingresso de alunos de escolas públicas nos cursos de graduação da USP. Junior Rocha, coordenador do Escritório de Relacionamento da Poli, também destaca que esta foi uma oportunidade para muitos estudantes conhecerem o Campus da USP da Capital pela primeira vez.

Para o colaborador, que atua há 12 anos em eventos voltados a informar e motivar os vestibulandos, o trabalho do Escritório de Relacionamento pode ser apontado como um dos responsáveis, junto ao renome da Escola, pela alta relação candidato/vaga dos cursos da Poli-USP na Fuvest. As atividades do setor englobam aproximadamente 80 eventos do tipo ao ano, com o apoio de 8 bolsistas e 10 voluntários entre alunos, sem contar os docentes que também auxiliam na divulgação dos 17 cursos de graduação da Escola, e das oportunidades de pesquisa, extensão e intercâmbio.

As alunas Barbara Martins e Giovanna Fonseca estudam eletroeletrônica na Etec Pirituba e ressaltaram que a experiência de conhecer os laboratórios é uma motivação para se manter na área. Elas puderam conhecer, como parte da programação, o Hall Tecnológico da Engenharia Civil, Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP e o Tanque de Provas Numérico. Já os estudantes do curso técnico em segurança do trabalho, Nicolle Santos e Vinicius Siqueira, destacaram a importância de ver as experiências na prática, e assim ter uma ideia do que é feito na Universidade, e a interconexão entre as áreas.