A diretoria da Escola Politécnica da USP assinou, nesta quinta-feira, dia 12 de maio, uma carta de intenções de cooperação internacional com representantes do Petroleum Technology Development Fund (PTDF), uma agência federal nigeriana que tem como objetivo promover a formação de recursos humanos para atuarem na indústria de petróleo e gás nacionais e financiar o desenvolvimento de pesquisas. O acordo foi assinado pelo diretor da Poli-USP, professor José Roberto Castilho Piqueira, e pelo secretário executivo da PTDF, Ahmed Galadima Aminu, líder da delegação que contou também com o Cônsul nigeriano Muntari Abdu Kaita. Também participaram da reunião a vice-diretora, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, os professores do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo, Giorgio De Tomi e Ricardo Cabral de Azevedo, e o professor Ayodele Ajayi, que liderou as negociações por parte da PTDF.

O acordo prevê, ainda este ano, o intercâmbio de alunos de pós-graduação, 10 de mestrado e 10 de doutorado, que desenvolverão projetos nas áreas de petróleo oferecidas pelo programa da Escola, que oferece esta linha de pesquisa na cidade de Santos. Segundo o professor Giorgio De Tomi, chefe do departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli-USP, já foram alinhadas as áreas de interesse de pesquisa em uma reunião entre os representantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas e Petróleo e do PTDF, que estabeleceram uma lista com os temas pertinentes. A Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) está apoiando a operacionalização do pagamento das bolsas para os pesquisadores no Brasil, em cooperação com a PTDF.