Pesquisadores da Poli-USP buscam inovar para enfrentar a crise do COVID-19

Conheça aqui as iniciativas de pesquisadores da Escola Politécnica da USP para ajudar a sociedade brasileira a enfrentar a pandemia de 2020 do coronavírus.

Pesquisadores da Poli-USP desenvolvem ventilador pulmonar para enfrentar crise do COVID-19

Equipe de engenharia multidisciplinar criou um projeto de baixo custo, livre de patente, e de rápida produção, com insumos de fácil acesso no Brasil.

Estudo da Poli e MIT ajuda a diminuir risco de contágio por coronavírus usando simulações de fluxo de pessoas

Pesquisadores da Poli desenvolveram uma solução que transpõe um problema real para a matemática, utilizando um software para prever situações estatisticamente e, assim, buscar a identificação do melhor cenário. Essa iniciativa é um estudo do fluxo de pessoas em ambiente de trabalho mitigando o risco de contaminação por doenças infectocontagiosas (como o coronavírus), coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, Daniel de Oliveira Mota, e sua equipe, em parceria com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Poli integra projeto da USP que testa materiais para produzir 1 milhão de máscaras para hospitais

Máscaras que irão para 8 mil profissionais de saúde têm eficiência de até 97% em reter vírus. Também começam testes de máscaras com tecidos de algodão de camiseta, para uso geral.

Projeto UTI Livre – UTIL

Pesquisadores da Poli, em conjunto com um grupo multidisciplinar que conta com arquitetos, engenheiros e médicos, está desenvolvendo um sistema de UTIs baseadas em contêineres.