Com informações do Fundo Patrimonial Amigos da Poli

A Escola Politécnica (Poli) da USP continua focada em sua missão de formar engenheiros e líderes com excelência, mesmo durante a quarentena imposta pela pandemia do coronavírus. A partir do dia 6 de abril, todos os alunos e professores receberam uma licença da ferramenta ZOOM para realizarem suas atividades acadêmicas.

Ter todos os 5.500 alunos de graduação da instituição incluídos nesta iniciativa foi essencial para permitir adaptação à nova realidade acadêmica da faculdade, e viabilizam a continuidade do período letivo. Aulas remotas, modalidade até então pouco explorada, agora podem e estão sendo amplamente utilizadas pelos professores.

Até o  dia 14 de abril, foram realizadas na referida plataforma mais de 200 reuniões, totalizando quase 70 mil minutos. A diretora da Poli, Liedi Bernucci, destacou o importância do acesso a ferramentas como esta para que a Escola possa continuar suas atividades neste período, mantendo sua excelência e contribuições para a sociedade.

A doação das licenças à Poli foi feita pela empresa Base Partners. Além de ter atuais alunos da Poli como estagiários, diversos membros do Conselho da Base Partners também são politécnicos, o que fez com que a Escola fosse naturalmente escolhida para esta iniciativa.

O Fundo Patrimonial Amigos da Poli foi chave na viabilização da doação. A Associação já tem um histórico de conectar projetos a apoiadores, além de desempenhar suas próprias atividades de impacto. Mais recentemente, o Amigos da Poli comprometeu-se em expandir sua rede de auxílio para o combate ao COVID-19. Além de viabilizar a doação das licenças Zoom para a Escola Politécnica, lançou um edital próprio para investir em projetos com propostas de ações anti-crise, chamado de Edital de Combate ao COVID-19.

Sobre o Amigos da Poli

O Amigos da Poli é o primeiro e maior endowment ligado a educação do Brasil, com patrimônio de cerca de 30 milhões de reais. É uma associação que visa captar doações e aplicar os recursos oriundos desta captação em projetos na Escola Politécnica da USP, sendo sempre observadas as melhores práticas de governança e transparência e com foco em perpetuidade e manutenção do capital doado. Através de Editais de Projeto e do seu Centro de Carreira, já apoiou mais de 110 projetos e mais de 4.500 alunos.

Sobre o Zoom

O Zoom é uma ferramenta que combina videoconferências, reuniões online, bate-papo, colaboração móvel e tudo isso ainda é armazenado em uma nuvem própria. A solução permite reuniões e eventos virtuais com até 500 participantes e 10 mil expectadores, além de permitir que os participantes troquem informações por áudio ou vídeo. Não é a toa que a ferramenta vem se consolidando como líder em comunicações de vídeos empresariais.

Sobre a Base Partners

A Base Partners é um fundo Brasileiro de venture capital que investe globalmente em empresas de tecnologia. Mais do que capital, a Base busca ser uma sócia relevante na jornada das suas investidas. Além da Zoom, a Base também é sócia de empresas como Stripe, Bytedance, Netskope, Getir, Nubank e Wildlife Studios.