Coordenador do projeto Inspire é eleito professor do ano por Associação de ex-alunos da Poli-USP

São Paulo, 07 de outubro de 2020 – Na próxima quinta-feira, 15, a partir das 20h, a AEP – Associação dos

Engenheiros Politécnicos irá homenagear o prof. dr. Raúl González Lima, eleito Professor do Ano de 2020. Docente titular da Universidade de São Paulo, tem trajetória como pesquisador em Engenharia Biomédica na POLI. É inventor do tomógrafo de impedância elétrica, que virou referência mundial. Este ano coordenou o projeto que desenvolveu o respirador INSPIRE, utilizado no combate ao Coronavírus.

Diferente da tradicional celebração realizada no auditório da Poli, a AEP irá promover a premiação de forma virtual e simultânea, por meio dos canais no YouTube da Poli  e da AEP.

Graduado em engenharia mecânica pela POLI-USP em 1985, Lima tem mestrado em Engenharia Mecânica também pela USP e doutorado em Engenharia Aeroespacial pela University of Texas at Austin. É pesquisador de Engenharia Biomédica, com ênfase em Engenharia Médica. Atua principalmente em temas como tomografia por impedância elétrica, dinâmica estrutural, biomecânica, elementos finitos, estimação de parâmetros, problemas inversos e monitoração do pulmão.

A atuação do Professor Raúl González é extensa. Abaixo alguns de seus principais e mais conceituados trabalhos:

  1. Coordenou no Brasil o contrato NIH/Colorado State/Poli,
  2. Coordenou a Rede de Biomecânica CAPES, sobre Contração Muscular, de 2012 a 2014.
  3. Coordenou o convênio Philips/Poli/FDTE, sobre Tomografia de Impedância Elétrica para monitorar o Pulmão a beira de leito, em 2011 a 2012.
  4. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP de agosto de 2012 a agosto de 2016.

Ocupou cargos em comissões relevantes ao avanço da Engenharia e a inserção da Escola Politécnica na sociedade Brasileira.

“A escolha do Prof. Raúl González foi muito natural, não só pela marcante atuação como responsável técnico no desenvolvimento do Inspire, mas também pela sua trajetória como pesquisador dentro da Engenharia Biomédica na Poli”, comenta Dario Gramorelli, diretor geral da AEP.

Sobre a Escolha do Professor do Ano:

O processo de escolha começa com a indicação de três candidatos sugeridos pelo CTA (Conselho Técnico Administrativo) da POLI, composto por membros dos corpos discente, docente, funcionários e da Direção da Escola Politécnica. A escolha leva em conta características como, por exemplo, trabalhos relevantes desenvolvidos ao longo do ano, resultados expressivos dentro das pesquisas desenvolvidas pela Escola, histórico de atuação, titulação, entre outros. Depois, por votação pelo Conselho da AEP e dentro da lista tríplice é decidido o vencedor. A homenagem existe desde 1977.

Sobre a AEP – Associação dos Engenheiros Politécnicos

Congregando alunos e egressos desde 1935, a AEP – Associação dos Engenheiros Politécnicos promove ações que auxiliam o desenvolvimento acadêmico, amparando alunos em sua relação com instituição. A associação também trabalha na promoção de networking entre engenheiros politécnicos, contribuindo para o desenvolvimento do mercado de engenharia no país e no mundo.