FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Praça de São Paulo é nomeada em homenagem a professor da Poli, Aurio Gilberto Falcone

Em 14 de outubro de 2020, por meio da Lei Nº17.485, do vereador Eduardo Tuma (PSDB), o ex-professor da Escola Politécnica da USP, Aurio Gilberto Falcone, foi reconhecido e prestigiado por decreto da Câmara Municipal de São Paulo em espaço público

 

O logradouro público localizado na confluência das Ruas Berlioz, Engenheiro Sá Rocha, Oquirá e Pianu, no bairro Alto de Pinheiros, agora tem o nome de um dos ilustres professores que fez parte do corpo docente da Escola Politécnica (Poli) da USP, Aurio Gilberto Falcone. A nomeação foi aprovada por meio da Lei Nº17.485, de 14 de outubro de 2020.

Aurio Gilberto Falcone, nascido em Cerquilho, município do Estado de São Paulo, cursou engenharia Elétrica e Mecânica na Escola Politécnica da USP, e completou toda sua carreira acadêmica na mesma. Ele fez mestrado, doutorado, e atuou na instituição até se tornar Professor Titular, cargo mais alto na carreira docente da USP. No início de sua jornada, Gilberto teve que se manter na cidade de São Paulo para estudar, após a morte da sua mãe Maria Bellucci, passando a morar inicialmente com a irmã, Maria Amália Falcone Nogueira de Lima, e nas chamadas repúblicas estudantis. 

O professor deixou seu legado para Escola, e para a tecnologia e ciência. Dentre esses estão os laboratórios de eletrotécnica, publicações e estudos na área de máquinas elétricas, a exemplo, o livro “Eletromecânica volume 1 e 2”.  Em sala de aula, Gilberto transmitiu aos alunos de engenharia Elétrica sua experiência profissional e assuntos referentes a Transformadores e Transdutores, Conservação Eletromecânica de Energia e Máquinas Elétricas. 

Ainda na Escola, desenvolveu projetos como, por exemplo, Projetista de Máquinas Especiais e Encarregado de campo de Provas, promovendo o desenvolvimento de grande número de máquinas elétricas das categorias “Especial” e “Para Fins Específicos” em substituição de máquinas elétricas importadas colaborando para o desenvolvimento da tecnologia nacional

A Escola mantém até hoje, em homenagem ao professor, o prêmio “Prof. Dr. Aurio Gilberto Falcone” para o alunos  que apresentem o melhor trabalho de formatura no curso de Engenharia Elétrica – Ênfase em Energia e Automação Elétricas. A homenagem feita pela Câmara Municipal de São Paulo levou em consideração todos esses feitos do docente que agora tem seu nome gravado na história das ruas paulistanas. 

Print Friendly, PDF & Email