Objetivo da Associação dos egressos da Escola Politécnica da USP é fortalecer a comunidade politécnica e gerar novas oportunidades em diversos aspectos

No dia 10 de dezembro, no período da tarde, a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) realizará o Poli Networking, uma versão digital da tradicional reunião de confraternização dos engenheiros e engenheiras formadas na Escola Politécnica da USP. O evento é aberto ao público, e visa promover um ambiente de interação entre os profissionais já formados, membros da Escola e de instituições que a apoiam. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link.

O diretor-geral da AEP e engenheiro mecânico formado pela Poli em 1979, Dario Gramorelli, conta que havia uma tradição entre os ex-alunos da Escola Politécnica da USP de realizar uma confraternização de final de ano, com homenagens aos formados, que acontecia no Clube Homs na Av. Paulista. “Quando nós assumimos gestão da Associação dos Engenheiros Politécnicos, nós mudamos o formato das reuniões anuais para fortalecer algo que achamos muito importante, a comunidade politécnica, ou seja, envolver a própria Escola e também todas aquelas entidades que não estão ligadas formalmente, mas tem a ver com a Escola, como as atividades extracurriculares, entidades como o Poli Angels, e diversos outros”.

É muito mais que uma festa

Este ano o evento é aberto ao público e não será presencial, com o foco em promover esta interação. O objetivo da organização é muito claro: gerar oportunidades. E neste diálogo entre os egressos surgem soluções que vão desde a recolocação profissional até a interação entre pesquisadores e empresas para gerar inovações tecnológicas nacionais – o que tem a ver inclusive com a missão da Escola Politécnica desde a sua fundação, em 1893. “Isso tem sido muito bem sucedido e diversas coisas já aconteceram em função das reuniões que temos realizado nos últimos anos. O objetivo é favorecer a interação entre as pessoas da comunidade”.

Entre os frutos do networking promovido pela Associação podem ser citadas a interação entre pesquisadores da Poli e a empresa PHDSoft, que está desenvolvendo tecnologia nacional, inédita no mundo, e patrocinando mestrados, doutorados e iniciação científica; a recolocação profissional de diversos engenheiros; o sucesso da campanha de doação de computadores para alunos da Poli durante a pandemia, que segundo Dario “não teria sido tão grande se não houvesse a interação entre os colegas egressos”; e o empurrão inicial do projeto INSPIRE, dado pelos contatos do Poli Networking. “Não há dúvida que a rede de contatos foi fundamental para os momentos iniciais do trabalho”.

Para participar do evento, inscreva-se no link.

Poli Networking – Encontro anual dos engenheiros da Poli

Data: 10 de dezembro de 2020.

Horário: 13h às 18h.

Inscrições: https://polinetworking.4.events/#/