FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Saúde Planetária é o mais novo campo de estudos e movimento global que objetiva desenvolver pesquisas para viabilizar uma sociedade mais sustentável 

O tema Saúde Planetária é um campo de pesquisa interdisciplinar que envolve profissionais de diversas áreas como engenharia, medicina, saúde pública, meio ambiente, educação, ciências sociais, economia e direito, que estão preocupadas em desenvolver soluções que mitiguem os impactos causados pela ação humana no planeta Terra.

Para além de um campo de estudos, Saúde Planetária é também um movimento que acontece em âmbito global. Haja vista que as ações humanas como o aumento do CO2, queimadas, desmatamento florestal, poluição de rios e oceanos são consequências sentidas não apenas em parte do globo, mas em toda a Terra, atingindo, direta ou indiretamente, o ambiente e os 7,75 bilhões habitantes deste espaço. 

A exemplo dessas consequências, no Brasil, temos as queimadas no Pantanal e no Amazonas ao longo de 2020 que causam, hoje, problemas na identificação da covid-19, que tendem a piorar o quadro dessa doença nas populações locais dessas regiões, conforme informações do Portal Fiocruz. Dessa forma, estudos sobre Saúde Planetária se tornam emergentes para propor soluções mais sustentáveis, como pensar na construção e elaboração de cidades que visem a adoção de um modelo de vida baseado na redução de atividades que impactem negativamente os biomas. 

O professor da Escola Politécnica da USP e coordenador do grupo de Saúde Planetária do Instituto de Estudo Avançados da USP, Antonio Mauro Saraiva, explica que a nossa saúde e bem-estar estão interligadas com a saúde do planeta, em uma apresentação sobre a área de estudo.”A Saúde Planetária é, portanto, um novo esforço para tratar a questão da sustentabilidade e da vida humana no planeta sob ótica cada vez mais integrativa, transdisciplinar e global, já que os problemas desta crise planetária transpassam fronteiras geopolíticas, delimitações acadêmicas e afetam a humanidade como um todo”, destaca o site do grupo de pesquisa.

 Esse campo de estudo nasceu em 2015, com o objetivo de pensar a saúde e o bem-estar das pessoas e dos sistemas naturais do planeta com intuito de ampliar o  olhar sobre os desafios que a humanidade enfrenta atualmente e os que virão no futuro. 

Para saber sobre esse campo de estudo, acesse este link

Print Friendly, PDF & Email