Concurso capacitará alunos da USP a tirarem ideias do papel

Desafio de Inovação Aberta Cátedra USP promovido pela USP e ArcelorMittal abre inscrições no dia 22 de março. Alunos da USP de graduação e pós podem participar

A ArcellorMittal e a USP realizarão um concurso de ideias, o “Ideathon USP e ArcelorMittal”, para alunos da USP de graduação e pós-graduação. A Cátedra Construindo o Amanhã da USP, mantida pela siderúrgica ArcelorMittal, pretende identificar ideias inovadoras e oferecer o treinamento necessário para que os participantes possam apresentar suas ideias mais consolidadas ao final do processo, que termina em 22 de julho.

As propostas podem envolver sustentabilidade, economia circular, redução de emissão de CO2 na cadeia de aço, soluções envolvendo coprodutos da siderurgia; construções inteligentes utilizando aço; utilização de tecnologias da indústria 4.0 na Construção Civil; Novos modelos de negócios envolvendo aço.

Os interessados podem se inscrever de 22 de março a 23 de abril, e a participação pode ser individual ou em grupos de até três pessoas. A etapa de ideação, em que serão submetidas as ideias, contará com webinars sobre mapeamento de personas, como ter boas ideias e como priorizá-las. Confira todas as etapas no infográfico.

O professor da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador da parceria da universidade com a ArcellorMittal, Vanderley John destaca que o Ideathon é a forma que a USP e a ArcelorMittal encontraram para engajar os nossos alunos no processo de inovação. “A única maneira do Brasil aumentar sua renda e se desenvolver é com a inovação: criar produtos e serviços novos, que o mundo deseje e esteja disposto a pagar por isto”. John esclarece que o ensino tradicional educa a aplicar soluções existentes a problemas conhecidos, e a inovação é a busca de uma nova solução, ou até mesmo identificação de um novo problema. “Esta habilidade não está nos nossos currículos de engenharia”.

“O Ideathon USP e ArcelorMittal é uma oportunidade para os alunos da universidade participarem do movimento de inovação aberta da ArcelorMittal. Os eixos temáticos selecionados estão alinhados a necessidades relevantes de mercado e também tem como foco gerar contribuições importantes para a sociedade. A nossa expectativa é que as ideias sugeridas sejam de alto nível e possam se tornar negócios no futuro, tendo em vista a excelência e o papel relevante da USP no cenário da inovação e do empreendedorismo brasileiro. É com esse entusiasmo que a ArcelorMittal e o Açolab estão encarando esse desafio, que terá também uma maratona de capacitações para os participantes”, conta Rodrigo Carazolli, gerente geral de Inovação, Novos Negócios e Açolab na ArcelorMittal Aços Longos LATAM.

Um dos parceiros da iniciativa é o Núcleo de Empreendedorismo (NEU) da USP, uma organização conduzida por alunos que se dedica a desenvolver a cultura de empreendedorismo dentro da Universidade. Isabela Oliveira, estudante de engenharia mecânica e integrante do NEU, destaca que embora as soluções procuradas no desafio envolvam a cadeia produtiva de aço e construção civil, os quatro subtemas (Sustentabilidade, Indústria 4.0, Novos Modelos de Negócios e Construções Inteligentes) permitem que estudantes de toda a USP possam participar.

“A grande motivação para o NEU estar nessa parceria, é o suporte que será dado aos estudantes no que se relaciona a capacitação desses em temas como: mapeamento de personas, como ter boas ideias, priorização de ideias, lean canvas, jornada do usuário, validação de hipóteses, prototipação, etc. Esses temas são muito importantes quando tratamos de desenvolvimento de novos negócios e empresas de tecnologia”, explica a futura engenheira.

Confira os detalhes do concurso e inscreva-se no link https://ideathonarcelormittal.galileu.io/