Década do Oceano é tema de palestra na Poli

Na tarde do dia 27 de abril, a disciplina PNV3100 – Introdução à Engenharia da Escola Politécnica (Poli) da USP realizou a palestra “A Década do Oceano – O Papel da Engenharia, da Tecnologia e da Inovação” proferida por Alexander Turra, professor titular do Instituto Oceanográfico (IO) USP e responsável pela Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos.

O evento iniciou com as falas da Diretora da Poli, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, que agradeceu os professores da disciplina de Introdução à Engenharia e o palestrante Alexander Turra. A diretora também reforçou a importância dos engenheiros e aconselhou os ingressantes. Em seguida, o Vice-Diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, reforçou os agradecimentos e parabenizou os professores da disciplina pela escolha do palestrante e do tema.

Em sua apresentação, o professor Alexandre Turra discorreu sobre a importância do oceano para as várias esferas da vida no planeta, incluindo benefícios ambientais, sociais e econômicos. A Baía do Araçá foi utilizada como um microcosmo para explicar a diversidade de relações entre o oceano e a sociedade humana. Os oceanos têm um  papel essencial para a economia. Segundo Turra, 60% dos valores de serviços realizados no mundo são fruto direto de atividades marítimas, enquanto no Brasil, 19% do PIB vem do mar. O professor comentou que apesar dos grandes impactos do oceano para a humanidade e de a maior parte da população brasileira viver em regiões costeiras, um terço dos brasileiros nunca viu o mar.

O professor Turra também discorreu sobre os problemas ambientais que envolvem os oceanos e como eles afetam todo o ecossistema. Pesquisas sobre os impactos da utilização dos mares, como o Índice de Saúde do Oceano, apontam o saldo negativo causado pela ação humana. Poluição, descarte de lixo, pesca predatória e destruição dos manguezais são alguns dos muitos problemas ambientais que afetam o oceano. Esses impactos acarretam erosão de praias e espécies invasoras. Segundo Alexander, há duas soluções para esses problemas: a prevenção e adaptação, nos casos em que já não é mais possível evitar.

Ao decorrer da palestra, Turra contou a história da Agenda do Meio Ambiente. Nos anos 1970, a preocupação de um futuro em um mundo comum para todos os países inspirou as primeiras ações globais pelo meio ambiente, entre elas, a Convenção da ONU e relatórios. A partir disso, várias outras ações e eventos foram organizados, como as conferências Rio 92 e Rio +20. Com isso houve um amadurecimento da busca pela sustentabilidade.

Nesse período, a Agenda do Oceano começou a ser colocada em pauta, por meio de conferências e capítulos sobre o tema em relatórios climáticos. Nos anos seguintes, a conservação dos oceanos ainda não tinha muito espaço na Agenda do Meio Ambiente, porém movimentos civis contribuíram para um maior espaço das questões marinhas. Atualmente, o objetivo 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, é dedicado à conservação dos oceanos e da vida marinha.

Além disso, o professor Turra também explicou sobre a importância do conhecimento científico para a manutenção da biodiversidade dos mares e oceanos. Ele também comentou sobre a oceanografia e como é desenvolvido o processo científico nessa área. Para finalizar a Aula Inaugural, os alunos puderam tirar dúvidas com o professor Alexander Turra.

Assista a palestra na íntegra aqui.