Poli-USP e Marinha celebram 65 anos de parceria

28/5/2021 – Na tarde do dia 27 de maio de 2021, autoridades da Marinha do Brasil e da Escola Politécnica (Poli) da USP participaram da Cerimônia alusiva aos 65 anos do Convênio entre a Marinha e a USP. O evento foi organizado pelo Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli e pelo Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo.

Participaram da solenidade a Diretora da Escola Politécnica da USP, professora Liedi Legi Bariani Bernucci, o Vice-Diretor, professor Reinaldo Giudici. Também da Poli participaram os professores Raúl Gonzáles Lima, Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica; Emílio Carlos Nelli Silva, Chefe do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos; Helio Mitio Morishita, Vice-Chefe do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica; e Kazuo Nishimoto, professor titular do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica.

Da Marinha participaram o Vice-Almirante Paulo César Colmenero Lopes, Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo; o Vice-Almirante (Engenheiro Naval) Guilherme Dionízio Alves, Diretor de Desenvolvimento Nuclear da Marinha; o Contra-Almirante (Engenheiro Naval) Flávio Antoun Netto, Diretor do Centro de Desenvolvimento de Submarinos; Contra-Almirante (Engenheiro Naval) Marcio Ximenes Virgínio da Silva, Diretor de Engenharia Naval; e o Capitão de Mar e Guerra (Engenheiro Naval) Paulo Henrique da Rocha, Diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo.

A cobertura completa do evento e as fotos serão divulgadas em breve.

Depoimentos:

O profícuo relacionamento da USP com a Marinha do Brasil é motivo de justificado orgulho para toda a comunidade uspiana, que se empenha continuamente na busca pela excelência em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão de serviços à sociedade. Essa parceria estratégica não se restringe à formação dos oficiais engenheiros e engenheiros navais civis. Neste momento em que o país enfrenta a pandemia da covid-19, o projeto Inspire, que já produziu mais de 400 equipamentos de suporte respiratório emergencial de baixo custo, é um exemplo dessa união estabelecida em prol do desenvolvimento de pesquisas e atividades que atendam às demandas urgentes da sociedade. A cobertura completa e as fotos do evento serão divulgadas em breve.
Vahan Agopyan
Reitor da USP
A parceria da USP com a Marinha do Brasil fez aniversário em 8 de maio, completando 65 anos. Nesta longa jornada de convivência, formamos Engenheiros Navais e conquistamos sucesso nas pesquisas e nos desenvolvimentos tecnológicos. A Escola Politécnica e a Marinha do Brasil se beneficiaram mutualmente ao encontrarem sinergia em muitas atividades, sempre preservando o espírito da cooperação, tendo no âmago a confiança entre parceiros. No aniversário de 65 anos, não há "aposentadoria", há renovação constante da nossa união, sempre em busca de novos desafios e inovações em prol do conhecimento, do bem-estar e segurança da sociedade, da riqueza do país e com o respeito ao meio-ambiente. São duradouros laços fortalecidos pelo tempo e pela convivência.
Liedi Légi Bariani Bernucci
Diretora da Poli (2018-2022)