Hoje, dia 29 de setembro de 2021, das 14h às 16h30, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizou o segundo dia do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). O Simpósio é um evento anual que objetiva a divulgação de resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica feitos por alunos de graduação da USP. Devido a pandemia de covid-19, a edição de 2021 do SIICUSP acontece totalmente online, por meio de transmissões ao vivo no canal do YouTube da Escola Politécnica.

O professor Theo Syrto Octavio de Souza, coordenador do SIICUSP e da Subcomissão de Iniciação Científica da Poli, iniciou o evento explicando que as apresentações do segundo dia englobam trabalhos nas áreas de engenharias Mecânica, Mecatrônica, Naval e Produção. Ele ainda esclareceu que ao todo seriam apresentados 47 trabalhos de iniciação científica em cinco salas simultâneas no YouTube.

Confira ao final do texto os trabalhos que foram apresentados.

Em seguida, foram iniciadas as apresentações dos projetos de iniciação científica nas salas. Nas transmissões, foram exibidos diferentes estudos, sendo que cada exposição durou 10 minutos, nos quais, nos cinco primeiros, o estudante apresentou sua pesquisa e, no restante do tempo, a comissão julgadora, formada por dois professores da Poli, analisava o projeto.

Na sala 5, os trabalhos abordaram temáticas como simulação de veículos autônomos, desenvolvimento de veículos civis, machine learning, otimização de aerofólios, reator multi-regime, avaliação do curso de Engenharia Mecânica e usina sucro-alcooleira. Alguns estudos apresentados foram “Aplicações de machine learning no estudo de recalls automotivos”, de autoria de Bruno Fernandes Maione, e “Otimização de aerofólios com restrições estruturais utilizando decomposição em valores singulares”, dos alunos Eric Vinicius Lessa e Luã de Souza Santos.

A sala 6 apresentou estudos sobre simulador solar, turbina eólica, motores híbridos de foguetes, crescimento de tumores, problema de Euler-Poinsot, problema do pêndulo duplo, eletroencefalografia e veículo autônomo de intervenção subaquático. As pesquisas “Desenvolvimento de modelo dinâmico de uma turbina eólica offshore flutuante aspectos hidrodinâmicos”, de André Xavier Scopel, e “Análise exergética aplicada ao crescimento de tumores”, de Amanda Rocha da Silva, foram apresentadas nesta sala.

Na sala 7, foram exibidos trabalhos com temas como inteligência artificial, eletrodos em tomografia, método de medição, mão robótica humanoide, design de pulso robótico, simulador de manobras de navio, aprendizado de máquina, redes adversárias generativas e inverso acústico. Foram apresentadas as pesquisas “Método de medição de ambientes por imagem”, de autoria do Felipe Benatti, e “Uso de AI para detecção da bola em partidas de futebol”, do estudante Vinícius Rodrigues Garbini de Oliveira.

Na sala 8, foram apresentados temas como gestão e governança de tecnologia da informação, otimização de algoritmos, posicionamento dinâmico, embarcação a vela autônoma, objetivos de desenvolvimento sustentável e startups. Na sala, houve a exibição de algumas pesquisas como “Application of optimization algorithms in control system”, de Patrick Sampaio dos Santos Brandão, e “Uma investigação sobre a adoção estratégica de tecnologias de inteligência artificial”, de Marcelo Kentaro Funagoshi.

Na sala 9, houve apresentações que englobaram temas como transplante, situação vacinal, e-government, big data, regressão logística, Design Thinking, inovação, economia circular, startups, cidades inteligentes, roteamento de veículos elétricos, conceitos matemáticos e indústria 4.0. Foram exibidos os estudos “E-government, transparência e big data”, de autoria do aluno Luiz Fernando Cavalcante Silva, e “Economia circular e inclusão social: codificação e análise de resultados”, da estudante Maria Clara Chinen de Oliveira.

O evento foi encerrado com os agradecimentos pela presença de todos, em especial aos estudantes inscritos no SIICUSP e professores que participaram desta edição. Também lembraram de que este foi apenas o segundo dia do SIICUSP, que acontecerá até a sexta-feira, dia 1º de outubro.

Assista as transmissões das salas do SIICUSP.

Confira a lista de projetos apresentados.